Em um bate-bola informal, os diretores de marketing do Grêmio e do Internacional discutiram estratégias executadas pelos clubes gaúchos nos últimos anos para expandir suas marcas e aumentar receita. No encontro Gre-Nal de Boas Ideias, promovido pela Semana ARP da Comunicação, em Porto Alegre, os profissionais falaram sobre campanhas e projetos e a relação com os resultados dentro de campo.
- Se as coisas vão bem nas quatro linhas, o resto anda a reboque. Caso contrário, temos que continuar trabalhando como empresas porque futebol é feito de momentos - disse Jorge Avancini, diretor executivo de marketing do Internacional.
Diretor executivo de Marketing do Grêmio, Paulo César Verardi destacou que boas ideias tem que ser transformadas em um propósito dentro dos clubes para serem implementadas com eficácia.
- Uma boa sacada precisa ter relevância e alguém obcecado dentro do clube para fazer acontecer - disse Verardi.
No encontro, os diretores de marketing lembraram de fatos que representaram marcos para implementação de estratégias dentros dos clubes.
- Dividimos em dois momentos: antes e depois de Yokohama, no Japão. A partir dali vimos o potencial a ser explorado e chegamos a mais de 100 mil sócios em três anos - disse Avancini, lembrando que no mês do centenário do Inter, em abril de 2009, foram gerados mais de R$ 10 milhões somente em mídia espontânea.
Resultados dentro e fora de campo
Em Gre-Nal de boas ideias, diretores de marketing discutem estratégias de marca
Debate ocorreu durante a Semana ARP da Comunicação, realizada em Porto Alegre
Joana Colussi - Direto da Índia
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