A falência da companhia aérea uruguaia Pluna, que parou de voar no início do mês, arruinou as férias de gaúchos, causou prejuízos a passageiros e a agências de viagem. O Procon Porto Alegre recebeu mais de 30 reclamações, desde o dia 5, quando a empresa confirmou o fim das operações.
A diretora executiva do Procon Porto Alegre, Flávia do Canto Pereira, diz que a entidade mobilizou dois advogados para atender aos clientes da Pluna. Aplicou multa de R$ 400 mil na companhia uruguaia. Também abriu processo administrativo contra a empresa.
Outra providência foi entrar em contato com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), para obter o cancelamento ou o estorno de prestações já pagas à Pluna. A companhia aérea não informou o total de gaúchos lesados.
- Mais de 90% das reclamações são de pessoas que já haviam programado suas férias - diz Flávia.
A presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens no Estado, Rita Vasconcelos, diz que as operadoras também foram atingidas pela quebra da Pluna. Garante que as agências estão se desdobrando para reacomodar os passageiros em voos de outras companhias:
- O cliente precisa entender que isso nem sempre é possível, com a rapidez esperada, porque coincidiu com o período das férias de julho.
Em maio, a administradora Luciana Casarotto Martins começou a preparar a viagem dos sonhos para Buenos Aires. Comprou dois bilhetes da Pluna, por R$ 752,20, parcelados em quatro vezes, para desfrutar uma semana de tango, bifes suculentos, shows e a atmosfera europeia da cidade portenha com o namorado, Bruno Gomes Costa.
No início do mês, quando a empresa uruguaia anunciou a suspensão dos voos, sobreveio o pesadelo. Luciana passou a se preocupar em cancelar os pagamentos no cartão de crédito. Duas parcelas haviam sido quitadas.
- Comprei direto da Pluna, para aproveitar a tarifa - diz Luciana, 26 anos.
Como a Pluna simplesmente ignorou os repetidos telefonemas, a passageira recorreu ao Procon Porto Alegre em busca de ajuda. Para não perder o hotel de Buenos Aires, também pago com antecipação, decidiu comprar outro bilhete de viagem, desta vez pela Gol. Deverá embarcar em 11 de setembro, esperando não levar na bagagem o prejuízo causado pela falência da Pluna.
Como agir para recuperar a perda
- Passageiros que compraram o bilhete com cartão de crédito devem pedir a devolução das parcelas já pagas e o cancelamento das prestações a vencer. Se for necessário, o Procon de Porto Alegre ajuda no procedimento.
- Se o pagamento foi com cheque pré-datado, o passageiro deve registrar queixa em alguma Delegacia do Consumidor para bloquear a quitação.
- Se não quiser ser reacomodado em voos de outras companhias, deve entrar na Justiça contra a Pluna para buscar o reembolso do bilhete comprado.