Descontrole financeiro, desemprego e empréstimo do crédito a terceiros são os três principais motivos que têm levado consumidores a fazer parte dos cadastros do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), de acordo com a pesquisa realizada mensalmente pelo Departamento de Assistência ao Consumidor (Deacon).
Entre os entrevistados (são ouvidas entre 400 e 500 pessoas a cada mês), em fevereiro, 37% estavam no SPC por descontrole financeiro - 21,3% a mais que no mesmo período de 2011.
O desemprego foi a segunda causa e levou 27% dos consumidores à restrição cadastral (14,8% a mais que fevereiro de 2011). Em terceiro lugar, com 17,75%, aparece o empréstimo do crédito (ceder o nome a outra pessoa para que compre parcelado e esta não honra o pagamento, gerando a inadimplência).
- O crédito é personalíssimo e não deve ser emprestado. A não liquidação (da dívida) gera inclusive conflitos familiares - observa Paulo Borba, gerente comercial da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
84,62% não renegociaram
O objetivo da pesquisa é revelar o perfil e o comportamento do consumidor. Em fevereiro, a maioria das pessoas que estavam no SPC era do sexo masculino, solteira, com idade entre 31 e 40 anos, ensino médio completo ou superior incompleto e com valor estimado da dívida acima de R$ 2 mil.
Com relação à renegociação da dívida - uma das formas de deixar o cadastro restritivo - 84,62% dos entrevistados disseram que não conseguiram a renegociação.
Entre estes, 37,40% revelaram que não foi possível renegociar por falta de recursos.
Diálogo no Mercado
O Deacon é um serviço gratuito, criado para estabelecer o diálogo entre as empresas associadas à CDL de Porto Alegre e os consumidores, intermediando problemas nas relações de consumo. Funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no Quadrante I, sala 138, segundo andar do Mercado Público.
A partir do momento em que o consumidor quita sua dívida, coloca em dia os pagamentos ou faz renegociação, a exclusão do banco de dados do SPC é imediata.
Ajuda na conciliação
- A Central de Conciliação do Judiciário oferece um serviço que busca o entendimento entre o superendividado e o credor. Havendo acerto, o nome do devedor é retirado do cadastro restritivo (SPC, Serasa) depois do primeiro pagamento. Em caso de nova inadimplência, o nome volta ao cadastro.
- A Central de Conciliação funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Fica na Avenida Borges de Medeiros, 1945, sala 802. Informações: 3210-6500, ramal 1078.