Além de estar envolvida na polêmica sobre o estádio sede da Copa do Mundo, Porto Alegre não aparece muito bem no retrato feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre as condições de hospedagem nas capitais brasileiras.
O levantamento permite o seguinte diagnóstico sobre a capital gaúcha: há poucos leitos, só a metade deles em hotéis e concentrados em acomodações simples. Conforme o estudo, a capital gaúcha tem 190 estabelecimentos, com 14.625 leitos nesse período.
Apresentada na manhã desta terça-feira, a Pesquisa de Hospedagem 2011 foi mostrada como um instrumento inicial que deve permitir ao setor privado aprofundar análises de mercado e fornecer subsídios para políticas públicas para o setor.
Porto Alegre ficou em 10º lugar entre as capitais destacadas. Embora o levantamento tenha envolvido todas as capitais, somente as 10 primeiras tiveram os dados detalhados na análise. No país, foram identificados 5.036 estabelecimentos com 250.284 leitos.
Quatro capitais - São Paulo, Rio, Salvador e Belo Horizonte - concentram 40,7% do total de estabelecimentos e 43% dos leitos disponíveis. A capital menos atendida é Boa Vista (RR), com 32 empreendimentos.
Conforme a pesquisa, os grande eventos programados para o Brasil, como a Copa das Confederações, a Copa do Mundo e a Olimpíada "representam um desafio" na busca por alcançar padrões mais elevados de atendimento e qualidade nos serviços turísticos e, especialmente, de hospedagem.
Mal no ranking
Porto Alegre é a 10ª capital em número de hotéis
Pesquisa de Hospedagem 2011 do IBGE foi divulgada nesta terça-feira
Marta Sfredo
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project