Marcados por diferenças de identidade há mais de um século, os dois principais clubes gaúchos de futebol têm personalidades muito parecidas. Em pesquisa inédita no país, as marcas dos rivais Grêmio e Internacional são associadas a características semelhantes, como confiável, sofisticada, impetuosa e alegre.
O resultado do estudo, realizado pela empresa GfK em nove regiões metropolitanas, surpreendeu justamente entre os clubes do Rio Grande do Sul - que alimentam uma das rivalidades mais acirradas do futebol brasileiro. Ao contrário de times de outros Estados, identificados com personalidades diferenciadas de seus concorrentes, as marcas colorada e tricolor são associadas aos mesmos atributos.
- A polarização entre os rivais gaúchos não aparece porque os dois times dividem ao meio a sociedade, buscam a dominação de um mesmo espaço - explica Mário Mattos, diretor de marketing GfK.
Leia a íntegra da reportagem na edição dominical de Zero Hora
Marketing esportivo
Consumidor associa marcas de Grêmio e Inter aos mesmos atributos, aponta pesquisa
Marcas dos rivais são associadas a características como confiável, sofisticada, impetuosa e alegre
Joana Colussi - Direto da Índia
Enviar email