A companhia aérea espanhola Iberia cancelou nesta quinta-feira mais de um terço de seus voos devido a uma greve de pilotos, que temem perder seus empregos quando os aviões da companhia forem transferidos para uma linha de baixo custo criada pela empresa.
A Iberia cancelou 118 voos nacionais e internacionais, mas encontrou assentos em outros voos da mesma companhia e de outras para os 10 mil passageiros afetados pela parada de um dia.
É a segunda paralisação similar em época de fim de ano que os pilotos promovem. A primeira greve ocorreu no dia 18 de dezembro.
A Iberia planeja enviar aviões de rotas europeias que não sejam rentáveis e que representem trajetos muito longos para a Iberia Express, companhia que espera lançar no ano que vem, contratando novos pilotos e comissários de bordo por um salário menor. A empresa também projeta adquirir 40 aviões para a Iberia Express no ano de 2015.
O sindicato espanhol de pilotos de linhas areas (Sepla, na sigla em espanhol) ameaçou na quarta-feira promover mais paralisações em protesto contra a criação da Iberia Express, por temor de que os funcionários atuais da companhia percam seus postos com a criação da unidade desenhada para competir com aéreas de baixo custo.
A Iberia, principal companhia da Espanha, insiste que não planeja fazer demissões entre os seus 1,6 mil pilotos.
Manifestação
Companhia aérea espanhola Iberia cancela voos por paralisação de pilotos
Empresa transferiu passageiros para outros voos da companhia e para aviões de outras aéreas
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: