Em uma nova fase, a EM Foco Estúdio de Criação agora é Balsa Produtora. O novo posicionamento está alinhado à reestruturação da empresa, que passou a oferecer, além de fotografia corporativa, serviços como vídeo, podcasts e streaming. Com a mudança, a produtora projeta expansão de 50%. Neste ano, a Balsa cresceu 20% no faturamento na comparação com 2023.
Desde 2021, quando a empresa foi criada, foram realizados cerca de 500 projetos, com mais de 20 mil fotos corporativas e 230 horas de podcasts e videocasts, incluindo o Emfocast, podcast próprio, com 53 episódios publicados. A expectativa é de que a empresa feche o ano com 150 novos trabalhos entregues.
O produto mais vendido pela empresa atualmente é o podcast. Segundo dados do Sebrae e da Receita Federal, o podcast é o meio de entretenimento que mais cresceu no Brasil nos últimos quatro anos.
O país tem mais de 34 milhões de ouvintes de podcasts, o que representa cerca de 8% da população nacional, e ocupa a quinta colocação no ranking mundial.
— Assim como no Brasil, a gente vem crescendo e percebendo que essa demanda aumentou nos últimos dois anos. O podcast é um diferencial nosso, pois conseguimos produzir tanto no espaço que o cliente disponibiliza, quanto no nosso estúdio — salienta Eduardo de Moraes, sócio da Balsa ao lado de Matheus Salvador e Junior Pelissari.
A empresa atende a importantes clientes como Marcopolo, Clínica Harmonia, OAB Caxias, Usaflex Caxias do Sul, CDL Jovem Caxias e Soprano.
POR QUE BALSA?
O nome foi escolhido para fazer relação entre os movimentos de uma balsa e da comunicação. A ideia é levar os clientes do ponto A ao B, transformando ideias em ação.