Com facilidade para aquisição da casa própria e reajuste dos novos contratos de aluguel inferior à variação do IGP-M, caiu a oferta de imóveis residenciais para locação em Porto Alegre. Em fevereiro, a oferta na Capital foi de 2.221 unidades, redução de 7,5% em relação à média dos últimos 12 meses, mostra pesquisa do Sindicato da Habitação do Estado (Secovi-RS).
Se a comparação for feita com o mesmo mês de 2006, cinco anos atrás, a redução da oferta chega a 21,69%. Para o diretor de aluguéis da imobiliária Auxiliadora Predial, César Garcia Gimenez, a queda pode ser explicada pela menor rentabilidade.
- As pessoas fazem as contas olhando o rendimento de outras opções do mercado financeiro. Em 2009, o IGP-M (principal indexador dos contratos) ficou negativo - observa Gimenez, esperando que a reação do índice renove o interesse.
Nos últimos cinco anos, o IGP-M subiu 35,57%, mas o valor dos novos aluguéis aumentou 50,65%. Para o presidente do Secovi, Moacyr Schukster, apesar da queda recente, a oferta tende a se recuperar, até porque ainda tem o atrativo da segurança.
Notícia
Facilidade para aquisição da casa própria faz cair oferta de imóveis para locação na Capital
Com variação de valores de novos contratos abaixo do índice que corrige locações, proprietários buscam outras opções
Caio Cigana
Enviar email