A pandemia de covid-19 tornou o home office uma possibilidade para muitos profissionais continuarem produzindo e respeitando o distanciamento social, necessário durante o período mais crítico da doença. Hoje, um ano após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar o fim da pandemia, o modelo de trabalho híbrido tornou-se mais comum, mas muitas corporações estão investindo, inclusive financeiramente, para ter todos os seus funcionários atuando no formato presencial.
Uma pesquisa realizada pela empresa especialista em vagas Catho mostra que 61% das corporações planejam adotar um regime de trabalho 100% presencial ainda neste ano, indicando uma preferência marcante pelo modelo tradicional de trabalho, em contraste com as modalidades remotas ou híbridas. O levantamento também destaca a importância das empresas investirem em incentivos, como salários mais atrativos, processos adaptativos e ambientes de trabalho mais saudáveis e confortáveis.
Pensar o local de trabalho a partir de uma perspectiva de soluções, conforto e design tem feito muitas empresas especializadas em mobiliário para escritórios revisarem suas estratégias e produtos. Com 16 anos de experiência neste mercado, a Gebb Work, que tem sua fábrica localizada em Bento Gonçalves, observou de perto o aumento da preocupação com o ambiente de trabalho por parte das corporações.
– Vivemos uma curva de crescimento muito acentuada, em razão também dessa necessidade que hoje as empresas têm de investirem mais em mobiliário para abraçar mais os colaboradores, para atrair realmente essas pessoas de volta para as empresas – observa o CEO da empresa, Vinícius Geremia.
Considerada uma das maiores fabricantes de mobiliário para escritórios do Brasil e atualmente exportando para 16 países, a Gebb Work está presente em mais de mil pontos de venda no país. Agora, a empresa investe R$ 40 milhões em uma nova fábrica e em maquinário de alta tecnologia. Tudo para seguir produzindo móveis que unem design e conforto, além de seguir os padrões de qualidade exigidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A empresa também mantém um compromisso com o meio ambiente. Os produtos da linha L-Contract são certificados pelo Forest Stewardship Council® FSC ® C189150, o principal sistema de certificação florestal do mundo, assegurando práticas responsáveis em toda a cadeia de produção, principal sistema de certificação florestal do mundo.
Confira, abaixo, a entrevista com o CEO da Gebb Work, Vinícius Geremia.
O Brasil e o mundo vivenciam um retorno ao trabalho presencial em muitas empresas, inclusive com incentivos financeiros para os funcionários que optarem por esta modalidade. Como o mobiliário corporativo pode ser um aliado para este momento?
O mobiliário consegue trazer conforto para o ambiente de trabalho, aproximando-se, inclusive, de um ambiente residencial neste quesito. Trabalhamos com elementos como cores, desenhos e acabamentos, tornando o local muito mais descontraído, criando ambientes de descompressão e fazendo do escritório algo diferente do modelo que se conhecia até então. Nós temos produtos que permitem que o funcionário traga o seu pet para o trabalho. Tentamos trazer elementos que não faziam parte do dia a dia das empresas até alguns anos. Vivemos uma curva de crescimento muito acentuada, em razão também dessa necessidade das empresas em investir mais em mobiliário para tornar o ambiente de trabalho um lugar que abrace os colaboradores, para atrair realmente as pessoas de volta para as empresas.
Um dos principais diferenciais oferecidos pela Gebb Work é a possibilidade de edição dos produtos de acordo com a necessidade do cliente. Como funciona esse processo e quais as vantagens de ter um mobiliário personalizado no setor corporativo?
A Gebb Work tem no seu DNA a adaptação à necessidade do cliente. Desde que iniciamos a empresa, há 16 anos, mesmo quando não havia recurso tecnológico e técnico, sempre tivemos essa abertura para fazer adaptações e ajustes nos produtos. Começamos a entender esse mercado e a perceber que, por mais que a gente tivesse muitas linhas de produtos, não era possível atender a todas as necessidades do nosso cliente. E aí são necessários ajustes para que a gente possa atender esse sonho do cliente de mobiliar o seu escritório. Existe também um outro fator: hoje, o custo do metro quadrado é muito alto para as empresas e isso faz com que elas tenham que fazer mais com menos área. Isso aumenta o nosso desafio. O terceiro ponto é que muitos dos nossos clientes contratam um profissional de arquitetura, que vai fazer a leitura dessas necessidades e vai dar para esse ambiente a cara do cliente.
A partir da experiência de vocês no mercado, que questões pesam na hora da escolha dos produtos?
A nossa empresa consegue entregar conforto, personalização e design, mas sempre respeitando as normas técnicas de segurança do trabalho que o mobiliário tem que ter. Essa é a vantagem de contratar uma empresa especializada em fabricação de mobiliário para escritório para se fazer um projeto especial. Mesmo trabalhando em algo diferenciado, vamos sempre seguir a regulamentação técnica da ABNT, o que resguarda também o consumidor. As necessidades das empresas vêm mudando ao longo dos anos. Antes, quase ninguém se preocupava muito com questões ambientais. Nós somos certificado pelo Forest Stewardship Council® FSC ® C189150. São poucas empresas de móveis que possuem uma certificação ambiental internacional.
Todo mundo se preocupa muito com a qualidade, com a garantia e com o pós-venda. O mobiliário para escritório é uma ferramenta de trabalho que é utilizada em escala. Então, tem que ter um pós-venda, uma segurança depois da compra para o cliente. Isso a Gebb Work consegue fazer muito bem, até porque nós atendemos o mercado por meio de revendedores autorizados. Isso faz com que estejamos em muitos lugares ao mesmo tempo. A empresa conta com mais de mil pontos de venda em todo o Brasil. O nosso cliente valoriza o design e as soluções. Quando nós vendemos um produto, nos preocupamos com questões de fiação, cabeamento, tomada, elétrica e também acústica, que é outro ponto que tem ganhado destaque na hora de adquirir um mobiliário para escritório.
Vocês já estão entre as maiores fabricantes de mobiliário para escritório do Brasil e exportando para 16 países. Quais os planos para o futuro da Gebb Work?
Nosso desejo é seguir ampliando o mix de produtos, preenchendo o maior número de necessidades possíveis dos clientes em termos de mobiliário. Queremos ser a empresa que leva a solução mais completa em termos de mobiliário corporativo para o nosso revendedor autorizado. Estamos investindo R$ 40 milhões em uma nova fábrica e em maquinário de alta tecnologia. Nós fazemos parte de uma nova geração de fábricas que se preocupa com as pessoas, com o ambiente de trabalho, com o meio ambiente e com o resíduo. Hoje, nós somos uma empresa que utiliza 100% de energia renovável e temos preocupações que até bem pouco tempo não eram tão relevantes. Queremos seguir nessa linha pelos próximos anos.