O varejo brasileiro começou 2023 com o pé direito. De acordo com dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em janeiro as vendas no varejo tiveram alta de 3,8% em comparação a dezembro. O número marcou a maior variação para o mês desde o início da série histórica, em 2000.
Para fomentar ainda mais esse cenário positivo, o Sindicato dos Lojistas do Comércio (Sindilojas) de Porto Alegre promoveu a 10ª edição da Feira Brasileira do Varejo (FBV). Com o tema "O jeito brasileiro de fazer varejo", a atração reuniu palestrantes, visitantes e expositores no Centro de Eventos da FIERGS para conferir as principais novidades do setor. Foram mais de 10 mil pessoas durante os três dias de evento.
Para todos os públicos
Com entrada livre para visitação, a Feira Brasileira do Varejo recebeu mais de 90 palestrantes que são referência no mercado. Foram cerca de 20 horas de conteúdo por dia, em oito palcos diferentes. Além disso, o evento contou com a presença de diversas marcas para expor produtos, serviços e soluções para o varejo.
No espaço, público, lojistas e empresários do varejo tiveram a oportunidade de fazer muito networking e compartilhar práticas do setor varejista. No entanto, a grande diversidade do conteúdo também atraiu a atenção de estudantes e profissionais de outras áreas em busca de novos horizontes.
Entre as atividades gratuitas, o destaque ficou para o “Trocando Experiências” e o “Jogo Rápido”. A primeira era um local especial para networking, que oferecia dinâmicas para estreitar conexões entre os empreendedores. Já a segunda envolvia conversas de 20 minutos sobre temas gerais relacionados ao mundo dos negócios.
Por fim, o “Cara a Cara” oportunizou aos varejistas a interação e a troca prática com alguns dos executivos responsáveis pelas atividades da FBV, em uma espécie de mentoria com profissionais de renome do varejo.
Acesso exclusivo
A 10ª edição da Feira Brasileira do Varejo também ofereceu experiências especiais para quem adquiriu ingressos pagos. A dinâmica contou com três palcos privados – chamados de “Grandes Resultados”, “Errando e Aprendendo” e “Acelerando meu Negócio” – que levaram referências do setor para falar sobre “o jeito brasileiro de fazer varejo”.
Já os que participaram do Varejo Experience, tiveram a oportunidade de fazer uma imersão no varejo de Porto Alegre. O evento especial aconteceu em 23 de maio, um dia antes da abertura da 10ª FBV, e promoveu debates sobre conexão com a comunidade, popup, tecnologia aplicada, diversão e entretenimento em loja, sustentabilidade e gestão de pessoas. A visita técnica foi conduzida por Lisiani Hampel, gestora de projetos do Sebrae RS.
O Sindilojas é uma entidade que atua como representante legal do comércio varejista da Capital e da cidade de Alvorada, defendendo os interesses de cerca de 20 mil empresas. Nesse sentido, a 10ª Feira Brasileira do Varejo é mais uma ação bem-sucedida dentro do objetivo de promover o desenvolvimento e a qualificação do setor varejista gaúcho.
Acesse o site do Sindilojas e saiba mais sobre o trabalho da entidade