Um dos maiores expoentes da economia gaúcha, a indústria de produção de móveis reúne na Serra Gaúcha alguns dos grandes fabricantes do país em um verdadeiro polo produtivo. Não à toa, a cidade de Bento Gonçalves é a sede, pela 14ª vez, da quinta maior feira do mundo para o setor. A Feira Internacional de Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira (FIMMA) acontece de 26 a 29 de março nos 58 mil m² de área coberta e climatizada do Parque de Eventos do município. São cerca de 360 expositores, entre eles os principais players do mercado, que apresentarão novidades e terão a oportunidade de efetuar prospecções e negócios estimados em US$ 290 milhões.
Os visitantes poderão conferir as mais variadas soluções para a cadeia produtiva da madeira e móveis, por meio de produtos e serviços que transformam a indústria mundial, e referência no lançamento de tendências para o mercado em diferentes áreas, permitindo apontar caminhos para o sucesso das indústrias. Henrique Tecchio, presidente da FIMMA Brasil 2019, enfatiza que a chegada de novas marcas é a prova do bom momento econômico e da maturidade e tradição do evento:
— Nos estandes, os fornecedores, compradores e visitantes poderão encontrar equipamentos, máquinas e acessórios de ponta. Como não poderia deixar de ser, a tecnologia é um dos maiores destaques, pois teremos os últimos e mais modernos lançamentos do setor. Estamos empenhados em fazer desta a maior e melhor FIMMA Brasil, planejando de forma que tanto expositores quanto visitantes fiquem satisfeitos com o que encontrarão.
Novidades valorizam matéria-prima e design
O projeto Mobstone – Mobiliário em Pedra tem o objetivo de promover maior integração entre o móvel brasileiro, o design e a rocha. O resultado dessa iniciativa inédita será apresentado durante a feira. Com amplo potencial de negócios, o setor Florestal também ganhará uma área exclusiva, totalizando 1500 m² nessa 14ª edição. Os ambientes apresentarão o que há de mais moderno em tecnologias e processos destinados à área.
Para essa edição, o Arq Day, dentro do Workshop FIMMA, será um dia dedicado a especificadores, com o foco em arquitetos e designers. Na programação constarão palestras e visitas aos estandes. Outra iniciativa inédita é que a FIMMA Brasil 2019 vai promover o encontro entre expositores e aproximadamente 200 empresários de todo o Brasil. Durante os quatro dias do evento, gestores de empresas de todos os segmentos circularão, promovendo intercâmbio, fortalecendo parcerias e realizando negócios.
Visitantes podem acompanhar uma fábrica em pleno funcionamento
O projeto Fábrica em Ação, iniciativa recém-criada pela Associação dos Fornecedores para as Indústrias de Madeira e Móveis (Affemaq), também estará presente. Trata-se de uma fábrica de móveis completamente funcional e que estará funcionando durante todo o período da feira. Quem estiver no local poderá transitar entre os processos e acompanhar a produção de móveis em tempo real.
Expositor da FIMMA desde a primeira edição, Euclides Rizzi, presidente da empresa Lidear, especialista em furadeiras industriais, acredita que o mercado está otimista e a feira tem potencial de acelerar negociações graças ao contato direto com os fabricantes:
— O local é propício para fazer novos negócios. Quem vem até Bento Gonçalves sabe que aqui estão as melhores empresas do setor e, por isso, temos que trabalhar para superar ainda mais essas expectativas, oferecendo o que temos de melhor.
Credenciamento está liberado
A FIMMA Brasil 2019 já está com as inscrições abertas aos interessados. Após o preenchimento das informações no site, o visitante receberá e-mail com a confirmação do cadastro. Para a retirada da credencial, bastará digitar o número do CPF nos terminais de impressão de credenciais que estarão localizados nos acessos dos pavilhões A e E. Por motivos de segurança, será proibida a entrada de menores de 16 anos, mesmo que acompanhados por responsáveis.