Nascida de uma aposta visionária no interior do Rio Grande do Sul, uma empresa de mineração completa neste mês um século de pioneirismo e inovação para atender as exigências das indústrias agrícola e da construção civil. Com sede em Caçapava do Sul, a Dagoberto Barcellos S.A. é uma das principais fornecedoras de cal para construção e calcário agrícola no Estado. Uma trajetória sólida que começou a ser construída em 1918, após o fundador, Dagoberto Fontoura de Barcellos, comprar uma área de 823 hectares com solo rico em jazidas de pedra calcária, abrindo caminho em um setor até então pouco conhecido na região.
Movido pelo espírito empreendedor, Dagoberto deu início à exploração das jazidas, primeiramente para a construção civil. Mais tarde, com o apoio dos filhos e atenção às necessidades do mercado como o uso de corretivos que o solo passou a exigir, a empresa ampliou sua produção e montou, em 1958, o primeiro sistema de moagem de calcário.
Era o marco do início de uma relação de parceria e confiança com o agronegócio. Em 1982, a DB deu início à inovação de todo o seu processo produtivo com a instalação de britadores primários de maior eficiência e capacidade. Quatro produtos consolidaram o nome da empresa no mercado: cal e argamassas para a construção civil e calcário e fertilizantes para a agricultura.
Preservando o legado de inovação de seu fundador, a DB chega ao centenário com a qualidade de seus produtos atestada pela certificação ISO 9001, além de monitoramento diário por meio de análises de amostras dos produtos em laboratório próprio. O processo também já foi reconhecido pelo Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP).
– Ao longo dos anos, agregamos o conhecimento de todas as gerações e nos mantivemos fiéis à filosofia de empreendedorismo e de honestidade transmitidos por nosso fundador, trabalhando para criar as novos produtos e alternativas para o mercado – explica o presidente da empresa, Oldair Barcellos, neto de Dagoberto.
Estamos constantemente investindo em novas tecnologias e na qualificação de nossos colaboradores, como forma de nos mantermos sempre à frente no atendimento das necessidades do mercado
OLDAIR BARCELLOS
presidente da Dagoberto Barcellos
O parque industrial da DB é composto por três fábricas de calcário com capacidade de produção de mais de 1 milhão de toneladas/ano, uma fábrica de cal para construção capaz de gerar 160 mil toneladas/ano e uma fábrica de argamassa com capacidade de 120 mil toneladas/ano. Uma moderna fábrica de fertilizantes, inaugurada em 2017 para fortalecer a cooperação com o setor agrícola, é destaque entre as apostas recentes da empresa. O alto volume de produção tornou a DB responsável por 70% do mercado gaúcho de cal e 30% do mercado gaúcho de calcário, operações que geram mais de 1,5 mil empregos diretos e indiretos.
Parceria com o agronegócio
Por meio da extração do calcário, a Dagoberto Barcellos se tornou grande parceira do desenvolvimento da agricultura e da economia do Rio Grande do Sul. Além de ser utilizada na correção da acidez do solo, a rocha é uma das principais fontes de cálcio e magnésio para as plantas e atua, também, em conjunto com insumos como os fertilizantes – que só apresentam resultados se utilizados em terra corrigida por calcário, ajudando a impulsionar a produtividade das lavouras.
Com atividades norteadas pela ética e pela responsabilidade, a DB tem Sistema de Gestão Ambiental baseado na ISO 14001 e utiliza técnicas de mineração que contemplam a sua demanda de produção com ações de recuperação das áreas mineradas.