A influenciadora digital Maira Gomez, 25 anos, foi uma das oitos mulheres escolhidas pela fabricante de brinquedos Mattel para ser homenageada com uma boneca Barbie em comemoração ao Dia Internacional da Mulher desse ano. Indígena da etnia Tatuyo, ela entra para a lista junto a outras cinco mulheres brasileiras que já receberam a mesma honraria e inspirou a primeira boneca indígena brasileira da marca.
Há anos, a marca Barbie tem desenvolvido modelos e coleções com o objetivo de apresentar histórias de mulheres notáveis, que atuam rompendo barreiras em suas áreas, para inspirar novas gerações.
Desde 2015, a companhia promove o projeto Mulheres Inspiradoras, no qual são lançadas bonecas únicas ou em edições limitadas todos os anos com características de mulheres reais. Entre as homenageadas internacionalmente estão nomes como da atriz norte-americana Viola Davis, da artista mexicana Frida Kahlo e da apresentadora de TV japonesa Tetsuko Kuroyanagi.
A seguir, GZH apresenta quem são as brasileiras que foram transformadas em Barbie:
As brasileiras que viraram bonecas Barbie
Maira Gomez
A influenciadora Maira Gomez foi anunciada na quarta-feira (6) como uma das mulheres homenageadas desse ano. Aos 25 anos, ela é a primeira indígena brasileira a receber a honraria.
Natural do Amazonas, Maira é da etnia Tatuyo e, nas redes sociais, busca compartilhar a cultura, o cotidiano e as tradições da comunidade da qual faz parte.
Maira é conhecida como cunhã-poranga na web, que na língua tupi significa "mulher bonita da aldeia".
Ana Paula Padrão
Em 2010, antes da existência do projeto Mulheres Inspiradoras, a jornalista Ana Paula Padrão, 58, foi fonte de inspiração para a criação da Barbie âncora de TV. Na época, Ana Paula trabalhava na bancada do Jornal da Record. A boneca foi customizada pelo artista Marckie Benchaya, que reproduziu a aparência da jornalista
Maya Gabeira
A surfista carioca Mayra Gabeira, 36, também foi uma das homenageadas. Em 2019, a Mattel anunciou o lançamento da boneca inspirada na atleta.
Maya é reconhecida mundialmente como uma das maiores surfista da atualidade. No ano de 2022, a brasileira bateu o próprio recorde de maior onda já surfada por uma mulher na história, de 22,4 metros. Sua antiga marca era de 20,7 metros, e foi o primeiro recorde feminino homologado pelo Guiness Book, em 2018.
Jaqueline Góes
A cientista nordestina Jaqueline Góes, 34 anos, tornou-se referência mundial por liderar as pesquisas que identificaram o sequenciamento genético do coronavírus dos primeiros casos confirmados na América Latina. Ela foi uma das homenageadas pela Mattel, que selecionou um grupo de cientistas mulheres responsáveis por spesquisas sobre a pandemia.
Doutora em patologia humana, Jaqueline desenvolve estudos voltados para o combate de doenças, principalmente na área de de arboviroses emergentes, como dengue, zika vírus e chikungunya.
Doani Bertan
A professora Doani Bertan, 40 anos, fez parte do grupo de 12 mulheres homenageadas pela Mattel no Dia da Mulher de 2022 por seu trabalho com inclusão dentro da sala de aula.
Ela é fundadora do canal no YouTube Sala 8, no qual compartilha vídeos para estudantes surdos e ouvintes. Educadora da rede pública de São Paulo, ela ensina português, matemática, geografia e ciências em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Doani ficou entre os dez melhores professores de 2020 no Global Teacher Prize (Prêmio Global para Professores, em tradução literal).
Iza
Em uma ação voltada ao Dia da Consciência Negra, a Mattel lançou uma Barbie em homenagem à cantora Iza, 33 anos, em 2021. A artista foi reconhecida por conta da carreira musical e por sua representatividade na luta contra o racismo e em defesa do empoderamento feminino.
Inspiração para as novas gerações, Iza é dona de grandes hits da música, como Pesadão, Dona de Mim, Brisa e Ginga.