Prestes a completar 75 anos de vida, Camilla, a duquesa da Cornualha, concedeu sua primeira entrevista para a Vogue britânica. A nobre, casada com o príncipe Charles há 17 anos, falou, entre outros assuntos, sobre as dificuldades enfrentadas pelos dois no início de seu relacionamento, especialmente na década de 1990, quando Camilla se divorciou de Andrew Parker Bowles e Charles de Diana, princesa de Gales. Na mesma época, Diana morreu em um acidente de carro.
– Não é fácil – disse ela, pensativa. – Eu passei por um escrutínio por tanto tempo, que tive que encontrar um jeito de viver com isso. Ninguém gosta de ser observada o tempo todo e, você sabe, criticada.
Apesar disso, acredita que tenha superado aquele momento.
– No fim, eu meio que superei isso e segui adiante. Você tem que seguir com a vida – disse Camilla para a Vogue.
Em seu aniversário de 75 anos, celebrado no dia 17 de julho, a duquesa não pretende fazer grandes celebrações: a ideia é passar com a família e alguns amigos. Sua rotina é consumida principalmente pelos afazeres com seus cinco netos.
– A parte boa de ser avó é que você pode mimá-los ocasionalmente, dá-los mais daquilo que os pais lhes proíbem de ter – comenta Camilla, que acha "um tanto assustador" ver as netas saindo por aí com orelhas furadas, "muita maquiagem nova e cabelos de cores engraçadas".
Camilla, aliás, nunca furou as orelhas:
– E nem irei. (As netas) tentarão me persuadir, mas nada vai ser pendurado nas minhas orelhas – decreta a nobre.
Em meio à rotina com os netos, diz que nem sempre é fácil arranjar tempo junto com o seu marido, príncipe Charles, mas que eles acabam se encontrando em algum momento do dia.
– Nós sempre sentamos juntos, tomamos uma xícara de chá e conversamos sobre o dia. É ótimo nos atualizarmos quando tempos um tempinho. Quando vamos embora, a melhor coisa é que nós sentamos e lemos nossos livros em cantos diferentes do mesmo cômodo. É muito relaxante, porque você sabe que não precisa conversar. Você apenas senta e fica junto – resume Camilla.