Capixaba radicada no Rio Grande do Sul, Eva Mansk está entre as mulheres do Estado que se esforçam para circular pelos palcos com suas piadas e que, frequentemente, são as únicas representantes femininas no elenco da noite. A designer ingressou nesse universo há quatro anos e revela que a representatividade feminina cada vez maior serviu como impulso.
– Vi mulheres sendo reconhecidas pelo seu talento, por serem engraçadas. Não é porque é bonita ou qualquer outra coisa. No stand-up, a Bruna Louise é uma mulher que tem se destacado, lotando lugares fazendo show solo. Já teve meninas na plateia que vieram me dizer que se sentiram inspiradas por me ver lá. Isso é algo poderoso – conta Eva.
– Ao mesmo tempo, já me apresentei em lugares onde o público me recebeu muito mal, não esperavam que uma mulher fosse fazer uma canja. Antes de abrir a boca já me olharam torto.
Assim como Eva, que compartilha seu trabalho por meio do perfil @evamansk no Instagram, há outras mulheres que estão movimentando a cena de humor no Estado. Abaixo, confira uma lista de gurias que fazem barulho no stand-up no RS.
Nelly Coelho
Atriz e estudante de teatro na UFRGS, Nelly costuma se apresentar em bares e casas de comédia e tem um programa no YouTube chamado Preta no Branco, ao lado do comediante Rodrigo Kão. Suas piadas versam sobre o cotidiano a partir da ótica da mulher negra.
Dedé Leitão
Formada em Direito, Dedé fez cursos de teatro e entrou na comédia de vez. Apresentou-se em bares da Cidade Baixa e faz parte do grupo Cinco Muito Comedy, no qual é a única mulher. No palco, fala de vida real, como desafios amorosos e "bizarrices" dos homens.
Márcia Seibel
Apaixonou-se pelo stand-up após um workshop de escrita cômica. Desde então, se apresenta em clubes de comédia, bares e teatros. Fala de relacionamentos, vida de professora e de seus cachorros. Também divide o palco com seu namorado, Rafael Campos.
Betinna Câmara
Na escola, o humor se tornou uma forma de sobreviver ao bullying. Na vida adulta, começou a fazer shows em bares e clubes de comédia. Seu humor traz temas como sexualidade, relacionamento inter-racial, família, desafios da vida adulta e trabalho.
Juliete Oliveira
Nascida no Piauí, Juliete é radicada no RS desde criança. Há um ano e meio se encontrou no stand-up, com apresentações em festivais e espaços de diferentes estados. Suas piadas discorrem sobre a vida de uma nordestina, as tragicomédias do casamento e a vida pessoal.