Ficção e realidade se misturam na história de Rogério Beretta e Suzi Martinez. Juntos há 33 anos, os atores se conheceram pelos palcos de Porto Alegre e foram colegas na faculdade de Artes Cênicas da UFRGS. A sintonia da dupla nos bastidores deu tão certo que também virou parceria no palco. Volta a cartaz na próxima terça-feira (29) a peça Pq Casamos?!, estrelada pelo casal desde o ano passado – as sessões no Theatro São Pedro e no Teatro do Sesc Canoas e Camaquã integram a programação do Porto Verão Alegre.
– O espetáculo foi baseado na nossa vida. A gente sempre teve vontade de contar a nossa história, que é longa e rica, de uma maneira bem-humorada. Encomendamos um texto para o cara que mais nos conhece, o nosso filho (Vitório Beretta), que tem um bom senso de humor também – explica o ator.
Antes de inspirar a peça de teatro, as situações vividas pelo casal já divertiam o público em uma websérie na internet. Suzi diz que, desde a versão online, ela e o marido confirmaram a seguinte tese: os casais mudam, mas os desafios são os mesmos.
– Na websérie, a gente conta outras histórias que não couberam na peça e reforçamos as situações tragicômicas que percebemos conversando com amigos, que acontecem com todo mundo. Percebemos que só muda o endereço.
O enredo de Pq Casamos?! explora a vida de um casal que resolve fazer um resgate de seus melhores momentos. Só que eles acabam se dando conta de que não são tão compatíveis quanto pensavam. A direção fica a cargo de Néstor Monasterio, que esteve à frente de comédias como Homens de Perto e Inimigas Íntimas.
E já que Beretta e Suzi estão juntos há mais de 30 anos, a Revista Donna pediu para revelarem os segredos de um casamento duradouro. Confira ao lado as cinco dicas do casal para se ter um relacionamento que atravessa décadas.
Cinco dicas para um casamento duradouro
Diga que ama
Demostrar amor de forma prática é imprescindível para manter o casal em sintonia. Beretta é categórico:
– É preciso dizer que ama todos os dias.
Já Suzi diz que não perder o clima de carinho do início do relacionamento é outro ponto muito importante:
– É preciso namorar muito!
Sem desgaste
No relacionamento a dois, não faltam situações que geram desgaste. Uma delas é a teimosia. Não tente ganhar sempre, alerta Suzi:
– Se ele teimar muito, deixa ele ganhar. Depois, faz o que quiser (risos).
Pequenas fugas
Casamento é união de interesses, mas cuidado: não acabe com a individualidade do parceiro.
– Quando ele está muito, muito irritante, pega o tênis e vai para a academia – conta Suzi. – Também é importante respeitar o tempo do outro, o tempo do futebol, por exemplo.
Elogie, sim!
Falar bem da roupa, do cabelo, da comida, são sempre pontos positivos. Suzi revela como funciona nos bastidores:
– Não dá para esquecer de dizer que adoro homem careca e que o churrasco dele é o melhor.
Sem conto de fadas
Casamento não é fácil e passa longe dos contos de fadas. Beretta e Suzi fazem questão de alertar aos mais novos de um erro comum: idealizar o parceiro. Faça um exercício diário para lembrar que a pessoa ao seu lado não está ali somente para alcançar suas expectativas.
Pq Casamos?!
- Terça (29), quarta (30) e quinta (31), às 21h, no Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/n°).
- Sábado (2), às 20h, no Teatro do Sesc, em Canoas (Av. Guilherme Schell, 5.340).
- Ingressos antecipados a R$ 30. Informações em portoveraoalegre.com.br.
- Segunda (4), às 20h, no Sesc Camaquã (Rua Marcírio Dias Longaray, 1), com entrada franca. Retirada de ingressos gratuitos antecipados no local. Informações em (51) 3671-6492.