Camila Maccari, especial
A última parada da série O Melhor Daqui em 2019 é na cidade praiana onde o mar é sempre verdinho e há muito a descobrir. Sim, estamos falando de Torres, com seu belo litoral! Confira dicas de passeios, lugares para comer bem, marcas para conhecer e vestir, entre outras atrações que vale a pena conhecer e curtir neste verão.
Para curtir
Cineclube Torres
Quando chegou a Torres, o produtor cultural italiano Tommaso Mottironi sentiu falta de cinema – na época, não havia nenhum funcionando na cidade. Foi o estímulo que precisava para a criação do Cineclube Torres que, desde 2011, ocupa espaços da cidade com exibições de filmes que não fazem parte do circuito blockbuster. A ideia, de acordo com Tommaso, é vincular as exibições seguidas de debate a um tema mensal, como o longa alemão Edukators (2004), que serviu de mote para discutir afetos e militância. As sessões abertas e gratuitas ocorrem sempre às segundas-feiras, às 20h, no Auditório José Antônio Picoral, na Casa da Terra.
Para a temporada de verão, a programação vai priorizar produções íbero e latino-americanas. Como Torres recebe muitos turistas de língua espanhola, principalmente dos vizinhos Uruguai e Argentina, a ideia é aproveitar o cinema para proporcionar mais uma forma de contato com o espanhol.
• Exibições às segundas-feiras, 20h
• Auditório José Antônio Picoral, na Casa da Terra (Rua José Antônio Picoral, 171)
• Site: cineclubetorres.org
Bike Tour Aguatá Turismo
Apaixonado por bikes, o turismólogo Francisco Reis da Silva Filho encontrou no esporte uma forma de ampliar a oferta de passeios turísticos na cidade. A ideia foi criar roteiros para explorar o interior de Torres pedalando – uma boa alternativa para quem curte ir além das praias e, de quebra, fazer exercício ao ar livre.
O roteiro sai de Torres, passa por comunidades como Campo Bonito e Jacaré e termina em Morro Azul, que faz parte de Três Cachoeiras. Ao todo são 76 quilômetros que passam mais tranquilamente do que o número sugere. O grupo sai de Torres às 8h e chega ao destino pouco depois do meio-dia. O caminho é feito sem pressa: é possível parar para fazer fotos e conferir as dicas e informações do guia que acompanha o passeio.
Chegando a Morro Azul, o grupo encontra uma mesa de café colonial esperando para o almoço e pode tomar banho em cachoeiras da região. Depois do descanso, é feito o caminho de volta. O percurso de estrada é todo de chão batido, e qualquer pessoa com certa experiência em pedalada pode participar. O pacote inclui o guia turístico, seguro e almoço e pode ser contratado por grupos fechados, desde que haja, no mínimo, 10 pessoas. O equipamento de segurança é indispensável.
• Aguatá Turismo
• Facebook: facebook.com/aguataturismo
Para comer bem
Benja Bulldger
A fim de viver uma vida mais tranquila, a nutricionista formada em gastronomia Gabriela Tucchiarelli Werba e o administrador argentino Joaquin Diaz de Vivar decidiram deixar Porto Alegre e rumar para o Litoral Norte, em novembro de 2015. Em dezembro, os dois passavam os dias vendendo hambúrgueres em uma food bike pelas praias de Torres. Quando a temporada acabou, investiram em um trailer para seguir com as vendas, que cresciam cada vez mais. Decidiram, então, abrir a hamburgueria: estacionaram o trailer no jardim, abriram a garagem de casa e espalharam mesas, cadeiras e bancos.
Hoje, tocam o negócio no quintal mesmo: de segunda a segunda, é possível ir até lá para tomar um chope, comer chips de batata e um burguer como o Pinscher, que leva carne, queijo e bacon, ou o Maltês, vegetariano, feito com ervilha. O nome dos lanches faz referência a raças de cachorros – é de um cachorro, também, que vem o nome da casa: Benja é apelido de Benjamin, o buldogue inglês do casal.
• Avenida Benjamin Constant, 917
• Facebook: facebook.com/benjabulldger
• Instagram: @benjabulldger
Monsieur Café
Depois de se formar em Relações Públicas, Valéria Frison Raupp mudou-se para Torres, onde os pais viviam, e decidiu abrir um café. O clima francês do Monsieur Café veio depois, com a dica da cunhada, que viveu e trabalhou como arquiteta na França.
Quem chega ao Monsieur Café se encanta com ambiente intimista, que permite um encontro tranquilo ou a leitura de um livro, além das referências que surgem em todos os cantos, como a decoração, que conta com retratos de celebridades como Brigitte Bardot, e até o cardápio, que leva o nome de personalidades conhecidas. Um exemplo é Nicolas Sarkozy, ex-presidente da França que dá nome à baguete de filé com molho shoyu, queijo cheddar, alface e tomate. Os doces também valem a visita: as tortas vêm diretamente da serra gaúcha. No cardápio, também é possível encontrar o clássico crème brûlée, além dos famosos macarons, tradição da França.
• Av. Benjamin Constant, 23
• Facebook: facebook.com/monsieurcafetorres
• Instagram: @monsieurcafetorres
Manjericão Pizzaria
Depois de construir um forno à lenha na garagem de casa e fazer pizzas que viraram atração entre os amigos, Claudia Moraes e Alexandre Marques decidiram abrir a própria pizzaria. Quem é de Torres conhece a Manjericão: a pizzaria já ganhou três vezes o título de melhor pizza do Rio Grande do Sul, conferido pela Feira Internacional de Produtos e Serviços para Alimentação Fora do Lar (Fispal) – e, em 2009, o sabor criado por Claudia e pelos dois filhos mais velhos ficou em quarto lugar na Copa Brasileira de Pizzarias.
Desde que abriram o estabelecimento, todos os quatro filhos do casal, hoje aposentado, já trabalharam por lá. Dois deles são responsáveis pela administração do restaurante que mantém o clima familiar com a decoração rústica, o ambiente intimista e as pizzas feitas na pedra. Vale aproveitar a visita e provar a Bella, receita vencedora dos concursos e mais tradicional da casa, que leva berinjela gratinada, pesto de azeitonas pretas, muçarela de búfala e, claro, manjericão.
• Rua Egídio Michaelsen, 176
• Facebook: facebook.com/pizzaria.manjericaoo
• Site: manjericaopizzanapedra.com.br
Para vestir
Patrícia Goedert
Foi durante o trabalho final no curso de Design de Moda na Ulbra Torres que Patrícia Goedert soube que queria trabalhar com moda fitness e beachwear. Assim que se formou, no começo de 2017, criou a marca que leva seu nome e chega ao mercado para o verão 2019 com a segunda coleção. Pesquisa, desenho, modelagem, escolha dos tecidos: tudo passa pelas mãos da designer de 31 anos, que terceiriza apenas a confecção das peças, apesar de acompanhar de perto o trabalho.
Para quem gosta de atendimento personalizado, basta ligar ou mandar uma mensagem e combinar: Patrícia vai até a casa da cliente e leva as peças para ela experimentar. Se não tiver uma opção no tamanho, tira as medidas e confecciona o modelo – vale a dica para as mulheres que usam tamanhos plus size. Quem tem filha pequena e é fã de combinar as roupas, pode encomendar as opções da linha mãe e filha. Basta escolher o tecido e o modelo da peça – biquíni, body, maiôs e até os casacos que fazem parte da coleção fitness.
• Instagram: @patriciagoedertpg
• (51) 99255-3675
Dicas da embaixadora
Formada em Design de Moda pela Ulbra de Torres, Luana Espíndola é apaixonada pelo tema – tanto que lançou a própria marca de camisetas, a Santalu. Nascida e criada em Torres, ela encontra nas ruas e praias o pano de fundo para suas dicas de estilo e lifestyle, compartilhadas no perfil de Instagram @luanaespindolaa. Veja as dicas de Luana para conhecer mais sobre a cidade:
Cantinho do Pescador
“Um clássico que vale a pena conhecer: no Cantinho do Pescador se come a melhor casquinha de siri do litoral. É parada obrigatória tanto pelo prato, carro-chefe da casa, quanto pelo resto do cardápio cheio de delícias. Uma das que mais gosto é o salmão grelhado com ervas finas acompanhado de nhoque ao creme de nata. Além da comida, o restaurante fica na beira do rio, com uma vista incrível para os molhes da cidade.”
• Rua Barra do Rio, 210
• Instagram: @cantinho_do_pescador
El Divino
“Um barzinho superaconchegante, com direito a chopp e música ao vivo nos finais de semana, o que acaba criando uma vibe muito legal. Sem contar o hambúrguer, que é uma delícia: o meu preferido é o da casa, que se chama El Divino e combina carne fresquinha com cheddar e cebola caramelizada.”
• Rua Joaquim Porto, 1.099
• Instagram: @eldivinotorres
Doce Art Café
“É um dos cafés mais charmosos, localizado no coração da cidade, cheio de delícias. A minha preferida é o waffle de Nutella com morango e chantilly. A decoração faz a gente se sentir em um filme daqueles bem charmosinhos. Para quem adora postar uma foto nas redes, daquelas que rendem muitos likes e dão água na boca, é um prato cheio.”
• Avenida Silva Jardim, 295
• Instagram: @doceartcafetorres
Perla Prado
“Cria da cidade, Perla é formada em Moda e não teve medo de se jogar no mundo fashion e empreender com a marca que leva o próprio nome – e mulheres empreendedoras sempre têm meu respeito! Ela tem seu ateliê (que ficou lindo!) e entrega peças superelegantes.”
• Instagram: @perlapradooficial
• Site: perlaprado.com.br
Balonismo
“Torres é reconhecida internacionalmente pelo balonismo: os balões colorem o céu da cidade e encantam qualquer um. Vale se organizar para visitar a cidade de 1º a 5 de maio, na próxima edição do Festival Internacional de Balonismo. Além do espetáculo dos balões, a oportunidade é perfeita para quem tem o sonho de voar, já que é possível comprar o passeio e sobrevoar a cidade.”
• Festival Internacional de Balonismo 31ª edição, de 1º a 5 de maio
• Instagram: @festivalbalonismotorres