Final de ano é a época oficial dos amigos-secretos. Na empresa, no grupo de amigos da faculdade, na família, cada vez mais se usam mecânicas diferentes para dar uma animada no troca-troca de presentes.
Selecionei algumas brincadeiras que podem fazer sucesso no trabalho ou com a família na hora da revelação:
Amigo-secreto detetive
Na hora do sorteio, em vez de colocar o nome, coloque a foto de criança de cada participante. Para comprar o presente, antes de tudo cada um deverá adivinhar quem é a pessoa da foto. Ótima mecânica para aproximar grupos de trabalho que não têm muito contato.
Amigo-secreto ladrão
Para aqueles grupos que não conseguem definir com antecedência o número de participantes ou até mesmo realizar o sorteio, essa mecânica pode ser uma boa opção. Nessa versão da brincadeira deve-se comprar um presente unissex (se tiver tanto homens quanto mulheres no grupo) e que a própria participante gostaria de ganhar. Os presentes são dispostos em uma mesa; os números são sorteados entre as pessoas. Aquele que retirar o número começa a brincadeira e escolhe um dos pacotes.
A dinâmica leva o nome de amigo-secreto "ladrão" porque os participantes podem escolher tanto os presentes da mesa, como “roubar” aqueles que foram retirados pelos participantes anteriores.
Amigo-da-onça
Nessa dinâmica a ideia é comprar algo que o amigo secreto jamais usaria. A pegadinha está liberada. Pode ser a camiseta do time de futebol rival, alguma comida que ele detesta ou até mesmo relembrar alguma situação que o deixe desconfortável.
Dica 1: essa ideia só é aconselhável para grupos de amigos em que todos são muito íntimos, ninguém quer causar brigas nesse período tão festivo.
Dica 2: você pode comprar algo de sacanagem que pode ser trocado depois por algo que o amigo goste.
Amigo-secreto generoso
Desde o dia da escolha até a data da entrega do presente, cada pessoa deve deixar lembranças ou bilhetes que possam dar dicas que revelem o amigo secreto ou que confundam o presenteado.
Amigo-secreto cantor
Nessa proposta, a pessoa escolhe uma música de sua preferência e precisa fazer uma paródia da letra com características do amigo sorteado, para que os outros adivinhem quem é. O presente físico pode ser um complemento.
Amigo dos dados
Os presentes devem ser unissex e não há sorteio. Para começar, disponha dos participantes em uma roda, e os dados devem ser passados sempre no mesmo sentido. Um número duplo vale um presente qualquer do monte. O número seis em ambos os dados dão ao sortudo o direito de roubar um presente de outro jogador. Não há limite para o número de presentes que cada um pode ganhar.
Amigo das frases
Na hora do sorteio, em vez de constar o nome do amigo, deverá constar frases complementares. Por exemplo, frase 1: “Vivo na selva”. Frase 2: “Sou um jacaré”. Na hora da troca dos presentes, ao ler a sua frase, o amigo-secreto se revela lendo o complemento da frase.