Confira a receita de peixe ao molho indiano, physalis, leite de coco e cardamomo sobre cuscuz de laranja e siciliano:
Rendimento: 6 porções (6 filés de robalo, 130 g cada)
Ingredientes
Para o molho:
- 20 unidades de physalis cortadas ao meio
- 1 lata (400 ml) de leite de coco
- 20 folhas de manjericão
- Sal
- 2 cebolas roxa cortadas em brunoise (pequenos cubinhos)
- 1 talo de alho-poró cortado em rodelas finas
- Meio talo de aipo cortado em rodelas grossas
- Cinco talos de salsa
Para o cuscuz:
- Sumo de 6 laranjas
- Sumo de 2 limões sicilianos
- Sal
- 1 cm de pimenta dedo de moça picadinha, sem pele e sem semente
- 4 colheres de vinagre de maçã
- 250 g de cuscuz de sêmola
Modo de preparo
Molho
Em uma panela de fundo fino antiaderente, grelhe em pouco azeite de oliva a cebola. Quando estiver dourada, acrescente o alho-poró e o aipo e grelhe até ficarem macios. Acrescente o leite de coco e cozinhe lentamente, até que, provando o líquido, você perceba sabor de cebola, aipo e alho-poró.
Desligue o fogo e deixe esfriar para aumentar o sabor. Aqueça novamente e filtre com coador fino. Quando estiver para servir, aqueça novamente, misture a fruta (physalis) e manjericão até que passem seu sabor para o molho, sem murcharem.
Cuscuz
Em uma panela estreita de fundo grosso aquecida, grelhe a pimenta sem qualquer óleo. Quando ficar macia (aproximadamente 15 segundos), adicione o vinagre, os sumos de laranja e limão e deixe levantar fervura.
Adicione o cuscuz com a ajuda de um batedor de arame, pegue uma colher grande e pressione a farinha contra o fundo da panela por um minuto. Baixe o fogo e deixe cozinhar com tampa por dois minutos, desligue e tire a tampa.
Verta o cuscuz em uma forma grande e espalhe com as costas da colher. Está pronto.
Dica: a quantidade de farinha e de líquidos devem estar na mesma altura da panela.
Peixe
Enquanto a frigideira aquece, tempere o peixe com sal e pimenta branca fina, moída na hora. Use uma frigideira antiaderente de fundo fino: aqueça-a até fumegar e não tema a temperatura, pois ela garante a crosta!
Coloque o azeite de oliva apenas na hora de largar o peixe, um filete para cada porção. Grelhe bem de um lado, vire o filé e acrescente um pouco mais de oliva, grelhando o segundo lado. O peixe deve ficar castanho claro, com uma crostinha que se observa pela lateral até sua metade. Neste momento, despeje o molho.
O cuscuz não deve encharcar pelo molho, então, sirva primeiro o peixe e o molho, depois o cuscuz.
Sirva com: torta crua de ervilha (cortada fininha), maçã verde em lascas finas e um bom vinho branco. Meu preferido: Malvasia di Candia, da vinícola Bettu de Garibaldi. Hmmm!