Os ânimos andam alterados nesta casa. Tudo por conta de um estudo que acaba de ser divulgado, cuja conclusão eu já desconfiava havia muito tempo: precisa descansar? Então fique sozinha.
FUI!!!
PIADA SEM GRAÇA
O Teste do Descanso, realizado pelo instituto de pesquisa inglês Hubbub em parceria com a rede britânica BBC e a Universidade Durham, foi respondido por mais de 18 mil pessoas em 134 países. Entre as perguntas, “o que significa realmente ‘descansar’ para você?” e ” O que você faz para ficar plenamente descansado?”.
O QUE TU RESPONDEU, MARIANA?
Eu não fui ouvida, mas gostaria de responder. Descansar significa me isolar em algum lugar (do quartinho de meditação a uma casa no alto de uma montanha) e ficar absolutamente alheia ao mundo ao redor. Estar absolutamente sozinha, sem olhos caninos me encarando e perguntando “o que vamos fazer agora?”
ELA ESTÁ FALANDO DE MIM
Sem família, sem amigos, sem celular, sem nada que demande do meu pobre cérebro cansado de guerra qualquer pensamento no sentido de resolver alguma coisa – a começar com “o que vamos jantar?”.
NÃO SEI
De acordo com a pesquisa, a maioria das pessoas entrevistadas precisa realizar atividades “solitárias” como ler, estar em um ambiente cheio de natureza, ouvir música ou simplesmente não fazer nada para de fato descansar.
NADA
Quando questionados sobre quais atividades consideravam mais “relaxantes”, os entrevistados responderam, em ordem de preferência:
1) Ler (me representa);
2) Estar em um ambiente cheio de natureza (me representa. De preferência sem sapos e outros seres peçonhentos);
3) Ouvir música (clássica e lounge me representam);
4) Fazer nada (me representa muito).
NADA
Há uma porcentagem considerável de entrevistados que respondeu que, ao descansar, ficam preocupados com o que estão deixando de fazer.
CULPA, CULPA, CULPA
A pesquisa já começa a auxiliar nas recomendações médicas. Por exemplo: quando o médico prescreve “descanso” para um paciente, dependendo do paciente pode desengatilhar uma crise de estresse, pois nem todos entendem descanso da mesma forma.
CULPA, CULPA, CULPA
“Há uma necessidade clínica de ser mais explícito sobre o que você está prescrevendo quando recomenda descanso”, esclarece a pesquisadora Felicity Callard. “Apenas dizer a uma pessoa para não fazer nada pode provocar mais ansiedade do que relaxamento em si”.
ENTENDO PERFEITAMENTE
ELA É MEIO HISTÉRICA – MEIO???
Mais colunas da Mariana Kalil?