Até um tempo atrás o arroz doce não estava entre as minhas sobremesas preferidas, mas desde que comprei o livro Receitas Preferidas, do chef Claude Troisgros, tudo mudou.
Mais receitinhas da coluna Mel e Pimenta?
Essa foi a primeira receita do livro que testei e ela virou uma das minhas sobremesas que mais gosto. Apesar de ser um simples arroz doce, possui um sabor sofisticado, textura, tem contraste entre doce e acidez. É simplesmente maravilhosa! Vem aprender:
Ingredientes:
Calda
1/2 abacaxi médio
1 colher (sopa) de manteiga
100 g de açúcar
80 ml de suco de abacaxi fresco (extraído do restante do abacaxi)
50 g de uvas passas pretas
30 ml de rum
Arroz doce
100 g de arroz
1 l de leite
100 g de açúcar
uma pitada de sal
1 pau de canela
2 cravos
200 ml de leite de coco
Como fazer:
Descasque o abacaxi e pique em cubinhos, leve-o ao fogo com a manteiga e puxe até ficar dourado.
Em outra frigideira, prepare um caramelo com o açúcar e uma colher de água. Quando ficar o caramelo levemente dourado (cuidado para não queimar), regue com o suco de abacaxi, ferva até dissolver o açúcar, junte o abacaxi refogado, as uvas passas e o rum. Desligue o fogo e reserve.
Para o arroz doce, coloque o arroz, o leite, o açúcar, sal, cravo, canela e leve ao fogo, cozinhe sem parar de mexer com uma colher de pau.
Assim que o arroz deve ficar bem macio, acrescente o leite de coco e deixe levantar fervura novamente, a consistência deve ser cremosa, mas ainda um pouco líquida. Espere esfriar e leve para a geladeira.
Para servir, coloque em um prato e cubra com a calda em temperatura ambiente.