O óbvio não tem vez: na selva competitiva do mundo corporativo, o segredo é criar experiências inesquecíveis. Pense que cada detalhe de seu evento revela o posicionamento e os conceitos da empresa. O foco são boas vivências, ótimas lembranças e, como consequência, negócios concretos. Crie um cenário acolhedor, com ares de casa, representando a proximidade e a interação das boas parcerias. Lindo e barato: utilize folhas, flores e verdes de corte com presença, porém com valores mais acessíveis, como as tropicais, além de ervas e temperos. Valorize o que é “da casa”: escolha produtos e fornecedores locais. Crie uma experiência gastronômica inesquecível, com menu recheado de releituras de clássicos regionais, como esse peixe na telha ou um bar de ostras, regado a bons vinhos produzidos em Santa Catarina.
No cenário econômico complicado em que vivemos, a dica deste fim de semana vai para o mercado corporativo. Abuse de uma ferramenta indispensável na conquista e manutenção dos clientes – os eventos de relacionamento são uma oportunidade preciosa para conhecer, ouvir e aproximar a empresa de seu público, e, principalmente, desacomodar os pessimistas e instigar novos rumos.
- Hora de encantar: menos é sempre mais, mas qualidade é fundamental. Se a verba reduziu, faça um exclusivo petit comitê, focando num padrão excepcional de cenário, serviços, alimentos e bebidas. Crie uma linha conceitual e defina um ponto de encantamento, algo que surpreenda seus convidados e que não faça parte de sua rotina, como um chef de cozinha badalado (acima, Erick Jacquin) ou um pocket show exclusivo. Uma atenção mais próxima a quem decide pode render melhores resultados.
- De olho na sustentabilidade: a relação da empresa com o meio ambiente é fator de valorização e, muitas vezes, decisão no negócio. Torne seu evento sustentável, neutralizando a quantidade de CO2 que será lançada na atmosfera em todos os processos da produção.
- Use e abuse de materiais reciclados durante todo o evento, na produção de charmosos brindes, nos revestimentos, na construção de mobiliário e no descarte correto de resíduos. Busque por fornecedores da região para evitar deslocamentos de caminhões ou carros.
- A relação com o cliente vai além do evento. No lugar do óbvio brinde distribuído no final, aproveite os dados de seu mailing e envie, no dia seguinte, um mimo de agradecimento pela presença, junto com a apresentação de seu produto ou empresa.
Colaboração Katia Dornemann e Joana Abreu