A alma dos donos: o lar é uma extensão de quem mora nele. Para quem gosta de viajar, muitos objetos na decoração são pequenas coleções de memórias, sempre à vista, a disposição das nossas lembranças Siga a intuição: a conexão entre as peças vêm de um detalhe pequeno, como um ponto de cor, a forma, o material e a procedência. As peças se adaptam e às vezes é em um segundo olhar que vamos encontrar o resultado harmônico Informalidade: simples, mas com muito charme. Como num cenário, linhas simples, materiais diversos e menos formalidade. E, lógico, os filhos deixam suas marcas, que vão se incorporando ao espaço
Como é bacana quando alguém vai a sua casa e logo exclama: nossa, esse lugar é a sua cara!
A personalidade que nossos lares adquirem não vem de uma decoração linear e planejada. Ela é consequência dos movimentos diários que fazemos, das histórias que vivemos e das lembranças de cada morador. Uma pitada de emoção, um pouco de acaso, muita intuição e voilà, surge a alma da casa.
Compartilho com vocês aqui um pouco da meu lar, há 15 anos e em constante construção! Sejam bem-vindos!
Aflore a alma
- É importante nos identificarmos com o lugar onde moramos. É nosso porto seguro dentro dessa vida corrida. A cor da parede incomoda? A posição do sofá é a mesma há anos? Faça as pazes com o ambiente: mude a decoração, mas sempre mantenha a sua identidade.
- Na hora de receber, divida sua história com os convidados: use aquele prato especial ou a toalha que foi de sua avó (sem pena!), colha os temperos de sua hortinha – torne os momentos em casa uma experiência especial.
- Para quebrar paradigmas e ter ideias de como colocar alma na decoração de sua casa, treine o olhar em ambientes que traduzam essa espontaneidade. Vale pesquisar em revistas e na web, mas melhor ainda é visitar restaurantes, hotéis, lojas em bairros de cidades cheios de charme, como East London em Londres; Bastille e Belleville em Paris; Meat Packing, East Village e Williamsburg em Nova York; Prenzlaur Berg em Berlin; Vila Madalena em São Paulo. Amsterdam e as regiões de Provence, na França, e Toscana, na Itália, também são bastante inspiradoras.
Colaboração Katia Dornemann e Tina Araújo