Já reparou que as mulheres não estão mais escondendo a idade? Elas festejam quando inauguram uma década _ mas perguntar quantos anos tem uma mulher, bem como um homem, é invasivo. Indiscrição. Também eles têm a esperança de não aparentarem sua idade. Sabe-se o incontestável da soma dos anos, e internamente o já vivido pesa mais do que a cronologia quando se está com saúde.
Criar oportunidades para transformar o limão em limonada é exercer uma filosofia epicurista de vida. Aprende-se a ter orgulho da idade, especialmente quando ela não aparece. A mulher ativa sabe bem disso: não se angustiar com os anos que chegam faz parte da liberação feminina.
Conheço dez mulheres que formaram um grupo para jogar semanalmente. Com muito riso, elas dizem que, além de se distraírem, exercitam o cérebro, "como prevenção ao Alzheimer". Neste mês, Anninha Medeiros, Branca Dadda e Caia Barros Lima comemoraram 60 anos e, pensando nas companheiras que entrarão na década ainda em 2015 e naquelas que já são sessentonas, organizaram um piquenique nos jardins da caixa d'água do DMAE, que lhes concedeu licença especial.
O convite foi uma cesta de piquenique com guardanapo personalizado, talheres e utensílios descartáveis e uma garrafa de espumante _ exceto para uma delas, que só toma cerveja e recebeu uma long neck. Horário? 16h. A identidade visual do evento foi ABC60th, que reuniu ainda Denise Carneiro, Cora P. Ribeiro, Lucia Bastos, Marcia Albuquerque, Neca Esbroglio, Tania Cauduro e Walesca Pires.
Elas foram à caixa d'água numa van, aguardadas pelas três anfitriãs com tudo pronto. Na toalha florida havia comidinhas, colchonetes e sachês com cravo para afastar os insetos. Tiraram muitas fotos _ já estão nas redes sociais – e, entre os cumprimentos, havia uma recomendação: "Aproveitem enquanto puderem sentar-se na relva...".
**
Uma bela surpresa que a Rua Barão de Santo Ângelo oferece é uma passagem estreitinha, sem saída, no número 162, com lojinhas sofisticadas. Há de tudo: estúdio fotográfico Nattan, confeitaria e até uma loja de joias para casa, criadas por Graziela Dias. O diferencial da GD Design é a aplicação de pedras de Lajeado em abajures, caixas de acrílico e porta-guardanapos. Um luxo.
**
Da rua vê-se a loja conceito Wayra, ao fundo, unindo as duas alas de boutiques. Jaque Galtieri, com formação em Administração de Empresas e pós-graduação em Marketing e Design de moda na Saint Martin’s School, de Londres, criou seu espaço para lançar sapatos e bolsas (foto acima) da nova marca, inspirados na arquitetura geométrica de Oscar Niemeyer. Os complementos têm linhas retas, cores clássicas e atemporais, chamando atenção especial a carteira vermelho coral – um retângulo com as linhas laterais inclinadas. Para concretizar o conceito minimalista, Jaque tem a participação de Paty Kotlinski, que trabalhou em design de moda por dez anos na Itália.
Etiqueta na prática
Envie sua pergunta para a Celia: contato@revistadonna.com
GENTILEZA ESPECIAL
“Não conhecemos a família da namorada do nosso filho, mas sabemos que o pai dela ajudou-o a resolver uma situação difícil. Queremos que esse senhor saiba que lhe somos agradecidos. Pensei em mandar um vaso com orquídeas plantadas, mas não acho próprio especificar no cartão o motivo de nosso agradecimento.” MARIA CÂNDIDA
– Por que não citar o motivo das flores? “Fulano e Fulana: Gostaríamos que soubessem o quanto nos sensibilizou a gentileza especial concedida ao nosso filho. Cordialmente....” O melhor seria, no entanto, aproveitar uma data especial que envolva o casal, como o Dia dos Namorados, Dia dos Pais, a ida ou o retorno de uma viagem para mandar as flores. Eles vão entender.