As frutas vermelhas garantem mais disposição, longevidade e reduzem o risco do aparecimento de câncer e doenças do coração quando incorporadas diariamente na dieta. Amoras, framboesas, morango, mirtilo, cereja, uva escura, cranberry, além de serem bonitas e saborosas, têm alto teor de antioxidantes, e ganharam o status de "super alimentos". Aproveite o verão e inclua essas delícias no cardápio.
Conforme a nutricionista da Rede Mundo Verde, Flávia Morais, as cores vermelhas e arroxeadas das frutas se devem à presença de flavonoides, antioxidantes naturais que retardam o envelhecimento e reduzem a ação dos radicais livres, moléculas que podem causar danos ao organismo. Os antioxidantes beneficiam a visão, melhoram as funções cerebrais e do sistema imunológico, reduzem a ocorrência de tumores. As frutas vermelhas também contèm vitaminas C e E, importantes para a saúde digestiva e cardíaca.
A nutricionista explica que no verão, por conta da exposição ao sol, os radicais livres são produzidos em maior quantidade e podem causar manchas e rugas na pele. Para evitar o aparecimento dessas visitas indesejadas, Flávia recomenda caprichar na ingestão das frutas vermelhas. Elas devem ser consumidas in natura ou na forma de polpa congelada.
? São boas opções de lanche, deixam a salada de frutas mais bonita e saborosa e também são excelentes em iogurtes, sucos e smoothies.
Para que os benefícios sejam aproveitados, é recomendável consumir a fruta e não os suplementos antioxidantes.
Confira uma receita de suco antioxidante
Ingredientes
2 xícaras de frutas vermelhas congeladas (cerejas, morangos, amoras e mirtilo)
200ml de suco de romã ou suco de cranberry
200ml de água gelada
Modo de preparo
Bater todos os ingredientes no liquidificador
Rendimento 2 porções