
No feriado de Carnaval, a orientadora paulista e mestra em ioga Cecilia Kawall passou por Santa Maria para ensinar posturas do chamado Oki do Yoga. A técnica de nome diferenciado segue os princípios da ioga clássica, mas recebe essa denominação porque foi sistematizada no Japão, por Masahiro Oki, nos anos 1970.
O objetivo básico é o mesmo: proporcionar equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Segundo a professora, há mais de 80 mil posturas que podem ser praticadas durante as aulas. Elas variam conforme o objetivo a ser alcançado pelo aluno:
- Atendo pessoas com problemas clínicos, como por exemplo escoliose na coluna e até com problemas subjetivos como ansiedade. Para cada uma delas, há uma sequência de posturas recomendadas. Por isso, é importante que a pessoa interessada consulte um professor.
Na ioga, não há restrição de idade ou peso corporal. Crianças, gestantes e pessoas idosas podem praticar, sem medo. Também não é exigida muita flexibilidade do praticante. Apenas disposição, como destaca Cecilia. A elasticidade e a concentração vêm com o tempo.
Cada uma das posturas representa um animal ou um elemento da natureza. Posições de gato, de cobra e de árvore estão entre os exemplos. Para quem quiser experimentar a técnica em casa, há algumas posições básicas. Sempre é bom lembrar que a orientação do profissional é, sempre, o mais recomendado.
Cada pessoa deve escolher o local onde se sinta mais à vontade e onde possa ficar isolada por alguns minutos. Pode ser o quarto, a sala ou até mesmo o pátio, ao ar livre. Uma trilha sonora de músicas suaves, como mantras indianos, pode ajudar na concentração.
Para relaxar, o praticante deve sentar-se sobre os calcanhares, manter a coluna alinhada e respirar profundamente, inalando o ar pelo nariz e liberando, aos poucos, pela boca.
Outra forma de relaxar é deitar no chão, de barriga para cima, repousar as mãos abaixo do umbigo e respirar calmamente. O tempo disponibilizado para o exercício é variado.
- Pode ser desde cinco minutos até quanto tempo o aluno se sentir confortável. O importante é a pessoa praticar sem se sentir pressionada, na obrigação. Mas cada posição precisa ser mantida, no mínimo, por 20 segundos para surtir o efeito desejado - afirma Cecilia.
A prática regular do ioga proporciona vários benefícios. Alguns deles desencadeiam melhorias no corpo do aluno, como a desintoxicação do organismo e o melhor funcionamento do sistema circulatório e linfático, influenciando até mesmo na textura e firmeza da pele.
Entre as vantagens para a mente está a melhora na concentração. Mas não há fórmula mágica, avisa a professora.
- O resultado aparece de forma gradual. Para alguns é imediato, para outros pode demorar 80 anos. O que posso garantir é que, desde a primeira aula, o aluno já sente um bem-estar muito grande - diz Cecilia.
É BOM PORQUE...
Alguns dos benefícios da Oki da Yoga
::: Corrige a postura
::: Ativa a circulação sanguínea
::: Melhora a respiração
::: Modela o corpo
::: Aumenta a concentração
::: Previne o estresse
::: Aumenta a resistência física e mental