Tosse em cachorro é um problema, e dos grandes. Descobrir a causa é mais difícil do que descobrir a razão de uma diarreia, por exemplo. São tantas os motivos que às vezes se torna um verdadeiro quebra-cabeças. Alergia, problema cardíacos, bactérias, bronquites... a gama é tão extensa que não é em um post que poderemos te ajudar.
O que posso fazer aqui é dar um panorama mais amplo das causas de tosse em cachorro. Assim, em casa, você verifica quais dessas condições parecem estar se refletindo no comportamento do seu pet.
O que causa tosse em cachorro
Traqueobronquite
Se deve mais comumente por uma bactéria, mas também existem alguns vírus que atacam o trato respiratório. Eles são altamente infecciosos e se propagam por meio de aerossóis, ou seja, pelo ar, daí importância de você manter ambientes arejados, ainda mais se você tem mais de um cachorro ou se estamos falando de um canil, uma ninhada ou cães que habitam o mesmo condomínio. Os animais, em sua maioria, se recuperam sozinhos e não há necessidade de medicação. Em alguns casos, a tosse complica e evolui em função da contaminação secundária, isto é, bactérias oportunistas que se instalam na parede fragilizada dos brônquios e/ou traqueia. Nesse caso, é necessário associar antibioticoterapia ao tratamento. Mas saiba que você pode reduzir a chances de seu pet se infectar com esses micro-organismos com o uso profilático de vacinas.
Gripe
A gripe não deixa de ser outra manifestação de traqueobronquite, desta vez causada por um vírus. E assim como na gripe de humanos, não há nada que você possa fazer a não ser esperar sete dias pela recuperação de seu cão. Também se dissemina pelo ar, mais uma razão para você deixar o ambiente ventilado. Se seu pet é idoso ou sofre de doença imunossupressoras, pode ser necessário uso de antibióticos se a tosse se tornar produtiva (com catarro).
Alergia
Às vezes o tosse-tosse irritante se deve ao recente vaporizador de ambiente que você instalou em cima da geladeira. Perfumes, desinfetantes e desodorizantes podem estar irritando a mucosa do seu pet, daí espirros e tosses. Verifique se ele não está tossindo quando passa pela cozinha ou depois de se deitar sobre o piso recém-lavado com amônia, por exemplo. Uma planta ornamental também pode causar tosse em função da polinização.
Cinomose
Seu cachorro tem menos de um ano de idade? Foi vacinado? Passeia no parque? Cheira outros animais e agora está com tosse? Muito cuidado. Se a tosse do seu pet acompanha ramela nos olhos, seu cachorro é candidato a estar com cinomose. Procure ajuda do veterinário.
Verminose
Embora vermes não sejam exclusivos a nenhuma idade, animais mais jovens, e por isso mais curiosos, costumam se infectar com mais freqüência. Apesar de muitos cães aprenderem a conviver com vermes, existem aqueles que se mostram particularmente sensíveis a migração das larvas no que chamamos de ciclo de Loos. As larvas saem dos pulmões, migram até a traqueia para posteriormente serem deglutidas e assim chegarem até o intestino. Esse ciclo pode cursar com tosse. Cuidado com as crianças, pois também podem se infectar.
Vermes do coração
Falando em vermes, eles podem também estar no coração. Saiba que a dirofilária, um parasita transmitido pelo mosquito, pode ser o causador da tosse em seu cão. A doença é tratável, mas pode ser evitada com uso de medicações. Converse com o veterinário e trabalhe preventivamente
Coração
Seu pet tem mais de sete anos? É de raça grande? Saiba que a tosse também pode ser um indicador de edema pulmonar, uma patologia que pode ser consequência de um coração debilitado. Animais pequenos com mais de nove anos também devem ter a saúde do coração investigada quando tiverem episódios de tosse.
Neoplasia
Não é muito comum, mas acontece. Às vezes o animal tem um tumor na traqueia, no esôfago, gânglio ou qualquer outra estrutura que acaba por comprimir a traqueia e causando a tosse. Exames de ultrassom podem confirmar o diagnóstico.
Colapso de traqueia
Outro exemplo de causas de tosse em cachorro, o colapso da traqueia é mais comum em raças pequenas. O que ocorre é que ela está tão estreita que as paredes começam a roçar entre si.
Corpo estranho
Objetos trancados na garganta do seu cachorro também podem estar forçando os reflexos.
Em todos esses casos, verifique a presença de febre em seu mascote. Isso pode ser bastante esclarecedor. Outras patologias podem ser as responsáveis pela tosse em seu cachorro, mas saiba que essas serão as primeiras a serem investigadas pelo veterinário do seu mascote.
Boa sorte!
Daisy Vivian é diplomada pela UFRGS em Medicina Veterinária e Jornalismo. É autora dos livros "Cães e Gatos Sabem Ajudar Seus Donos" e "Olhe-me nos Olhos e Saiba Quem Você É", histórias reais sobre pessoas e seus animais de estimação. Escreve semanalmente em revistadonna.com