Donna segue fazendo um balanço do que passou na retrospectiva 2018. Quer ver o que marcou a moda no ano que está acabando? Veja:
Alfaiataria
Clássico contemporâneo, a alfaiataria ganhou o status trendy em 2018 em várias versões: ampliada, desestruturada, combinada ao esporte. O conjunto blazer e calça na mesma cor ou padronagem, principalmente na convencional estampa xadrez príncipe de gales, tornou-se essencial e novo quando combinado a elementos esportivos, como cintos marcando a cintura sobre o blazer e tênis.
Tons fluorescentes
Foi a Prada atiçar a libido fashion para que os tons de caneta marca-texto fossem catapultados dos anos 1990 direto para 2018. Verde, rosa, laranja vibrantíssimos fizeram a alegria das fashionistas e iluminaram modelagens convencionais.
Bota meia
Depois que o influente coletivo francês Vetements criou uma bota que mais parecia uma meia de futebol, foi rapidinho para que o modelo ganhasse mil versões. Coladinhas aos pés e às pernas, de canos curtos aos longuíssimos, lisas ou estampadas, reverteram a atenção junto aos comprimentos curtos e mídis de 2018.
Althleisure
Definição mais fresca para a deliciosa mescla do esporte com o visual cotidiano, althleisure foi palavra de ordem para o visual de 2018. Cintos esportivos, que mais parecem os de segurança de avião, tênis inspirados nos modelos de performance dos anos 1990, letterings e cores típicas dos uniformes, além de peças como jaquetas corta-vento e calças jogger, se tornaram essenciais ao dia a dia.
Cores de impacto
Junto ao ultra-violeta apontado pela Pantone como cor de 2018, surgiram outros tons de igual potência, como amarelo e laranja. Foi um ano de cartela forte, que iluminou o visual inteiro ou se juntou aos neutros, em um contraste que fica como marca de 2018.
Nós
Recurso de estilo discreto ao primeiro olhar, mas que transforma totalmente o visual, os nós proporcionaram bossa extra a camisetas e camisas. Sim! Foram eles que incrementaram até o look mais básico deste ano que está chegando ao fim.
Vinil
Este tecido com brilho esplêndido que torna extraordinária até a peça mais básica foi um dos protagonistas de 2018. Calças, saias e jaquetas de vinil apimentaram o closet, resgatando o mood fetichista dos anos 1980 de um jeitinho mais casual. Sim. O vinil do ano era sempre associado a modelagens ou combinações despojadas.
Dad shoes
Não teve choro, nariz torcido, olhos virados que contivessem esta polêmica tendência dos tênis que remetem aos usados para a prática de esportes nos anos 1990 – daí o titulo, dad shoes, em bom português “sapatos do papai”. Também chamados de chunky (robusto), eles foram estrelas do ano, contrastando com peças bem femininas ou com a desejada alfaiataria.
Macacão utilitário
O macacão é uma das peças mais práticas do closet. E se mantém sempre como destaque já algumas temporadas, ganhando novas versões. E neste 2018, o macacão que ganhou evidência flerta com os uniformes dos mecânicos, utilitários, solto do corpo, com abotoamento frontal, muitos bolsos grandes e um charme especial em tons militares, jeans ou terrosos.
Saias mídis
As saias com comprimento logo abaixo do joelho, seja justinhas, no modelo lápis, sejam amplas ou plissadas, trouxeram um toque de feminilidade retrô a 2018. Democráticas, combinam com várias silhuetas e transitam por todos os estilos.