O brasileiro Giovany Peterson Mateus da Silva, mais conhecido como Peter Silva, vem despontando no mundo da moda, tanto nacional quanto internacionalmente. O jovem de 22 anos conquistou o terceiro lugar entre os modelos que mais desfilaram durante a 58ª edição da São Paulo Fashion Week, onde representou oito grifes na passarela: Bold Strap, Normando, Martins, João Pimenta, LED, Silvério, Dendezeiro e Ateliê Mão de Mãe.
Nascido na capital paulista, Peter cresceu na cidade interiorana de Presidente Prudente. Apesar de ser elogiado desde a adolescência pelas suas características físicas, o universo fashion parecia um pouco distante.
Com 15 anos, ele trabalhava como ajudante de pedreiro, instalando bueiros em loteamentos residenciais. Em entrevista ao podcast Seis e Um, Peter revelou que começou o serviço para conseguir uma maior independência financeira.
A vida começou a mudar aos 18, quando foi descoberto por um olheiro em um shopping e foi convidado a participar do concurso The Look of The Year, uma plataforma de lançamento de novos talentos, que chegou a revelar nomes como Gisele Bündchen e Isabeli Fontana. O jovem foi o vencedor da categoria masculina, em que os candidatos são avaliados pelas características e proporções físicas, pelo estilo pessoal e pela desenvoltura.
Com a vitória, ele ganhou agenciamento de duas empresas, a Joy Model Management e a AZ Models.
— Sempre sonhei trabalhar como modelo. Estou conquistando meu sonho. Mudou não somente a minha rotina mas, principalmente, a minha autoestima. Sempre dei meu melhor quando eu trabalhava como servente, mas eu sonhava com outro futuro — declarou ele no material de divulgação da Joy Model Management.
Carreira como modelo
Atualmente, Peter Silva mora em São Paulo. Ele se dedica à carreira como modelo fashion, desfilando para grandes marcas, e como modelo comercial, participando de publicidades.
Ele também já participou de editoriais da Vogue Portugal e da SuperELLE China e integrou campanhas para Fila e Opium, por exemplo. Além da SPFW, Peter chegou a desfilar na Seoul Fashion Week, na Coreia do Sul.
Também para o podcast Seis e Um, ele declarou que tem o desejo de expandir a carreira internacional. Para isso, está estudando inglês, fazendo cursos e ampliando seu repertório como modelo.