A atriz Bijou Phillips entrou com pedido de divórcio de Danny Masterson, menos de duas semanas após o ator ter sido condenado a pelo menos 30 anos de prisão por estupro. O pedido judicial foi formalizado na segunda-feira (18) contra a estrela de That '70s Show (1998) em um tribunal de Santa Bárbara, na Califórnia, citando "diferenças irreconciliáveis".
Danny Masterson foi considerado culpado em maio por estuprar duas mulheres em 2001 e 2003 em sua casa em Hollywood Hills. Em setembro, ele foi condenado a uma pena que varia de 30 anos de prisão a prisão perpétua. Com a decisão judicial, o ator de 47 anos e pai de uma filha de nove anos com Phillips só poderá solicitar liberdade condicional aos 77 anos.
A atriz pediu a custódia integral de sua filha, com direito a visitação de Masterson, de acordo com informações do portal de notícias de entretenimento TMZ. O advogado de Bijou Phillips não respondeu aos pedidos de informações da AFP.
Phillips acompanhou Masterson durante os dois julgamentos por estupro que ele enfrentou. O primeiro foi declarado nulo em novembro devido à falta de unanimidade do júri. Durante as alegações finais do segundo processo, em maio, os promotores disseram que Masterson "drogou e estuprou cada uma de suas vítimas" e pediram ao júri que o responsabilizasse pelo que havia feito.
As três denunciantes também eram membros da Igreja da Cientologia na época, e foi através desse grupo fechado que Masterson as conheceu. Duas delas disseram que autoridades da igreja as orientaram a não acionar a polícia. O terceiro caso analisado, descartado pelo júri, envolvia uma ex-namorada de Masterson.
Os advogados de Masterson criticaram o fato de que se falou "muito sobre a Cientologia" e sugeriram que o preconceito contra essa igreja poderia ter influenciado na decisão.
Antes de sentenciá-lo, mais de 50 pessoas enviaram cartas à juíza Charlaine Olmedo em apoio a Masterson, incluindo sua esposa e os atores Ashton Kutcher, Mila Kunis, Giovanni Ribisi e William Baldwin.
Masterson alcançou a fama com a série That '70s Show, que estreou em 1998 ao lado de Kunis e Kutcher.
Ele voltou a trabalhar com Kutcher em The Ranch (2016), produzida pela Netflix, mas foi demitido em 2017 e seu personagem removido da trama após a polícia de Los Angeles confirmar que investigava as acusações de estupro.
* AFP