O vídeo de três universitárias debochando de uma colega por estar cursando uma faculdade aos 40 anos é um dos assuntos mais comentados na internet esta semana. Os debates sobre comentários preconceituosos, especialmente, em relação às mulheres, envolvem anônimos e celebridades, que foram às redes sociais para opinar sobre o assunto.
Entre as famosas que não deixaram de dar voz à pauta no Instagram está a cantora Gretchen, que compartilhou um vídeo da atriz, produtora e diretora Tatá Lopes falando sobre envelhecimento de forma bem humorada.
Na legenda, escreveu: "Esse vídeo tem q ser compartilhado. Bom diaaaaaa para as novinhas que zoam com as mulheres mais velhas. Sabe pq??? VC TBEM VÃO ENVELHECER. 🤣🤣🤣🤣🤣. E será q envelhecerão com a mesma saúde e energia que nós??? Com tanto fast-food,estresse e internet sem limite,não creio nem q cheguem com vida".
Já a apresentadora Adriane Galisteu postou uma imagem com o texto "... atualizando... Mulher velha pode estudar se quiser, pode ficar à toa, se desejar. Mulher velha é igual a mulher nova. Só que velha. Envelhecer é privilégio de quem não morre jovem".
A atriz Leticia Spiller citou a fala da atriz Michelle Yeoh na cerimônia do Oscar 2023 para deixar um recado aos seus seguidores. "Etarismo ou discriminação etária é um tipo de discriminação contra pessoas ou grupos baseados na idade. Para mulheres, esse tipo de preconceito é muito mais acentuado", escreveu ela.
Entenda o caso
Uma publicação feita na última sexta-feira (10) viralizou no Twitter e já soma mais de três milhões de visualizações. Na postagem, três estudantes de uma universidade particular de São Paulo debocham de uma mulher que está prestes a completar 45 anos e está no primeiro ano de biomedicina.
Em vídeo, uma delas ironiza, perguntando como "desmatricular" um colega de sala. Logo depois, outra responde que a mulher "deveria estar aposentada". Ao g1, uma delas comentou o caso, se dizendo arrependida das falas. A mulher citada pelas jovens preferiu não se manifestar.