O príncipe Harry e Meghan Markle divulgaram um comunicado no qual declaram que a rainha Elizabeth II não é dona da palavra "Real" no mundo. A monarca ordenou que o casal parasse de usar o título "Sussex Royal" após decidirem se distanciar da família.
"Embora não haja nenhuma jurisdição sobre o uso da palavra 'Real' no Exterior, o duque e a duquesa de Sussex não pretendem usar 'Sussex Royal' ou qualquer variação da palavra 'Real' em qualquer território (dentro do Reino Unido ou não)", declararam, no comunicado.
O casal tinha começado a usar o título "Sussex royal" há cerca de um ano. Lucrar com licenciamentos da marca estava nos planos dos dois. Eles pretendiam usar a nomenclatura em uma série de produtos como roupas, acessórios, itens de papelaria, entre outros, segundo a publicação.
A decisão do príncipe e de sua esposa de deixarem as obrigações reais implica automaticamente à renúncia ao título de Alteza Real, anunciou o palácio de Buckingham. A data oficial para que ambos oficializem sua saída da monarquia britânica é 31 de março.
Harry e Meghan trabalham para organizar uma fundação sem fins lucrativos. Eles pretendem desenvolver uma nova maneira de efetuar mudanças e complementar os esforços feitos por fundações em todo o mundo.