Princesa Diana e os filhos, Harry e William | Foto: Johnny Eggit, AFP :: Príncipes William e Harry participam de documentário sobre a princesa Diana :: Kate Middleton usa tiara favorita da princesa Diana em compromisso real :: Teaser do filme sobre a vida da princesa Diana é divulgado
Quase 20 anos após a morte da princesa Diana, o príncipe William falou pela primeira vez sobre a época em que a mãe teve bulimia. Apesar do filho ter se pronunciado apenas em 2017, Diana já havia comentado sobre a doença em 1995, em uma entrevista para a BBC.
A conversa do príncipe com o jornalista Mark Austin e a filha dele, Maddy, que sofre de anorexia, é parte do especial "Wasting Away: The Truth About Anorexia", produzido pela Independent Television News (ITN). Durante a entrevista, William afirmou ter ficado orgulhoso da mãe que, em uma época que o assunto era tabu, assumiu a doença e serviu de exemplo para inúmeras pessoas. Inclusive para a filha de Austin, que disse a William "ter sido inspirada pelo o que Diana fez".
"Nós precisamos normalizar as discussões sobre doenças mentais. O fato de vocês estarem falando sobre isso é de muita coragem. A saúde mental precisa ser levada tão á sério quanto a saúde física", disse William.
O filho de Diana ainda completou desejando um futuro de conversas mais abertas e esclarecedoras: "Espero que George e Charlotte possam crescer em um mundo em que a saúde mental esteja completamente normalizada e no qual possamos falar aberta e honestamente sobre isso. Podemos falar sobre isto garantindo não ser uma fraqueza ou algo de que nos tenhamos de nos envergonhar”.
Essa não foi a primeira vez que William falou sobre a importância de debater a saúde mental: em abril deste ano, ele protagonizou, ao lado da cantora americana Lady Gaga, um vídeo que incentiva as pessoas a reconhecerem os sinais de que não estão mentalmente bem.
Confira o vídeo
Leia mais