(Theo Wargo / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP) Empoderada, hein!
Nesta terça-feira, Beyoncé foi uma das grandes estrelas do CFDA Awards, que celebra os principais destaques do mundo da moda. A cantora recebeu o prêmio de Ícone Fashion com direito a uma homenagem de Diane von Fürstenberg, um dos grandes nomes da história recente da moda. Mas o sucesso ficou por conta do discurso da cantora, que falou sobre as dificuldades do início da carreira, empoderamento e a importância da moda.
Apesar de já ter seu nome anunciado antes, Beyoncé, que está com sua Formation Tour pelos Estado Unidos, não passou pelo red carpet, onde era esperada. Ela foi ao evento acompanhada de Jay-Z, da pequena Blue e da mãe, Tina Knowles. O look de Beyoncé chamou prendeu a atenção da plateia. Ela subiu ao palco com um terno todo brilhoso da Givenchy, criado por seu amigo pessoal Riccardo Tisci.
Beyoncé lançou este ano sua marca de sportwear e, antes disso, também assinou uma linha de peças inspiradas no clipe de Formation, que foi muito elogiado pelo figurino.
Espia o discurso de Bey na íntegra:
"Sinto muito amor e orgulho. Gostaria de agradecer por essa incrível honra. A moda sempre fez parte da minha vida. Seu efeito em mim, na verdade, começou antes mesmo de que nascer. Muitos de vocês não sabem, mas minha avó era costureira. Meus avós não tinham dinheiro suficiente e não podiam pagar a escola católica da minha mãe. Então, minha avó costurou roupas para os padres e freiras e fez os uniformes para os estudantes em troca de educação. Depois, ela passou esse dom para a minha mãe e a ensinou a costurar.
Quando estávamos começando no Destiny's Child, as grandes grifes não queriam vestir quatro garotas negras, com curvas e do interior. E nós não podíamos pagar por vestidos de grife. Minha mãe foi rejeitada de todos os showrooms de Nova York. Mas, assim como minha avó, ela usou seu talento e criatividade para realizar os sonho de seus filho. Ela e meu tio Johnny desenharam todos os nossos primeiros figurinos e fizeram cada peça à mão, costurando centenas de pérolas e cristais, colocando muita paixão e amor em cada detalhe. Quando usei aquelas roupas no palco, me senti como Khaleesi. Eu tinha uma armadura extra, muito mais profundo do que qualquer marca.
Minha mãe, que é fabulosa e linda e está aqui esta noite, eu te amo, minha avó e meu tio sempre estiveram comigo. Foi minha mãe que desenhou meu vestido de casamento, de formatura, meu primeiro vestido do CFDA Awards, meu primeiro vestido para o Grammy... isso para mim é a verdadeira força da moda. É uma ferramenta para encontrar sua própria identidade, expressão e força, que transcende o estilo e é uma cápsula do tempo para os nossos melhores momentos. Então, para minha mãe, meu tio, minha avó, obrigada a todos. Obrigada por me mostrarem que ter uma presença vai muito além das roupas que você usa e da sua beleza física. Obrigada por me ensinarem a nunca aceitar um não como resposta. Obrigada por me mostrarem como arriscar, trabalhar duro e viver a vida do meu jeito.
Quero agradecer a cada estilista que trabalha incansavelmente para fazer com que pessoas sintam que elas podem escrever suas próprias histórias. Vocês são minhas fadas madrinhas, mágicos, escultores e, algumas vezes, terapeutas. Eu encorajo vocês a não esquecerem essa força. Nós temos a oportunidade de contribuir para uma sociedade onde qualquer garota possa olhar para uma revista e ver o seu reflexo. A alma não tem cor ou forma. Assim como todo o seu trabalho, isso vai muito além do que os olhos podem ver.
Vocês têm o poder de mudar percepções, inspirar e empoderar, mostrar às pessoas como abraçar as suas falhas e ver a verdadeira beleza que há dentro de cada um de nós. Obrigada por esse prêmio incrível e eu nunca vou me esquecer desta noite. Deus abençoe a todos."