Letícia Birkheuer chama atenção por onde passa. É assim desde quando, surpreendida por um olheiro, foi convidada a trocar as quadras de vôlei de Passo Fundo pelas passarelas do mundo da moda. Atualmente, como consequência dos anos de aprendizado em frente às câmeras, ela interpreta uma jornalista na novela Império, da Rede Globo, papel que a fez mergulhar no mundo de sua personagem, Érika: Letícia Birkheuer - Voltar agora, sendo mãe, é diferente. Quando a gente não tem filho, tem mais tempo e menos preocupação. Às vezes, uma gravação atrasa e altera os seus horários todos. Você se programa para chegar em casa em uma hora e, se não tem filho, tudo bem. Mas às vezes eu penso: "Pôxa, que saudades! Pensei que fosse chegar mais cedo, agora não vou mais conseguir chegar". Mas, na maioria das vezes, estou tendo a sorte de sempre conseguir conciliar.
Por Luciana Schmidt Alcover, Especial
- Sempre me dedico aos trabalhos, e para essa personagem estudei bastante.
Parceria afinada de Letícia com Paulo Betti (que vive o blogueiro Téo Pereira) rende algumas das cenas mais hilárias da novela das nove da Globo
Nas horas de folga, Letícia costuma percorrer as areias do Rio de Janeiro de cabelos soltos, usando apenas biquíni, rasteira e protetor solar. Apesar do look descontraído e despojado, a experiente modelo não consegue esconder a beleza, despertando olhares curiosos e atendendo, volta e meia, a pedidos de fotos e de autógrafos dos fãs.
- Acho carinhoso quando alguém vem falar comigo - conta ela, que tem visto o seu papel crescer ao longo da trama da novela das nove: realizada com a carreira, Letícia admite estar em uma fase de recomeço. - Foi um presente maravilhoso que ganhei do Aguinaldo Silva e estou muito feliz com essa oportunidade de voltar a trabalhar como atriz.
A carreira da bela é extensa: ex-jogadora de vôlei, modelo, apresentadora, atriz e mãe de João Guilherme. Entre todas as atribuições, ser mãe, para ela, é o melhor dos papéis - e foi o que trouxe a maior das mudanças.
- Amo muito o meu filho, é um amor sem fim. Meu filho é o que existe de mais importante da minha vida - derrete-se a gaúcha.
Com o filho, João Guilherme, de três anos, fruto da relação terminada em 2013
O filho é fruto do relacionamento com o ex-marido, Alexandre Furmanovich. O coração de Letícia, no entanto, já tem um novo dono, o DJ e surfista Henry Barclay. Morando em terras cariocas desde a separação, ela admite estar vivendo um momento maravilhoso da sua vida pessoal e profissional.
A primeira atuação de Letícia na televisão foi em 2005, na novela Belíssima, de Sílvio de Abreu, com a personagem Érica. Agora, novamente no ar no elenco da trama de Aguinaldo Silva, a atriz volta a interpretar outra Érika. Apesar da coincidência dos nomes das personagens, suas grafias são diferentes, assim como as histórias que elas contam. Ao longo desses nove anos que separam uma Érica da outra, Letícia também mudou: amadureceu, cresceu e realizou muitos sonhos.
Do tênis ao salto alto
Letícia Birkheuer não sonhava em ser modelo e, muito menos, em ser atriz. O sonho era ser "a melhor jogadora de vôlei do mundo", relembra. Ela começou a sua trajetória nas quadras de Passo Fundo, sua terra natal. Passado o tempo, entrou para a equipe profissional da Sogipa, em Porto Alegre, quando um olheiro mudou o seu destino. Ao vê-la em quadra, mesmo com a cara lavada e os cabelos presos, se encantou por sua beleza natural, traduzida num corpo escultural e num rosto com traços perfeitos. Foi então que a gaúcha trocou o par de tênis por saltos altos e iniciou uma exitosa carreira de modelo.
Letícia aos 15 anos, em Passo Fundo
Saiu do Brasil, emagreceu ainda mais (para se adaptar aos padrões das modelos internacionais), sofisticou o visual e se tornou uma das beldades brasileiras de maior destaque no mundo fashion. Na época, desfilou para alta costura e trabalhou para vários estilistas, sendo que John Galliano a transformou no rosto do perfume Pure Poison, da Dior. Também fez trabalhos para cosméticos Helena Rubinstein, maquiagem Chanel e perfume Armani. Aos 23 anos, já tinha, além da independência financeira, reconhecimento e sucesso garantidos.
- Quando comecei a trabalhar como modelo, comecei a gostar muito da profissão e me dediquei bastante ao trabalho - conta.
Entrevista!
Donna - A sua primeira novela foi Belíssima, e o último trabalho na TV foi como apresentadora, no final de 2010, do quadro Menina Fantástica. Como está sendo para você esse retorno para a TV?
Donna - Como está sendo a sua rotina?
Letícia - Hoje, por exemplo, levei meu filho para tomar café da manhã. Pra mim é uma felicidade poder curtir esses momentos com ele. Depois, eu precisava estudar as cenas que iria gravar, então ele ficou brincando com outras crianças. Vou descobrindo formas de conciliar o fato de ser mãe, de ser presente e ao mesmo tempo de me dedicar ao trabalho. É preciso jogo de cintura, mas acho que estou me saindo bem. O João Guilherme já tem as atividades dele, vai começar a fazer escolinha de futebol... Eu não tenho muito horário de gravação, já que a personagem anda por vários núcleos. Gravo, em média, três ou quatro vezes por semana.
Donna - Seu filho já entende que a mãe é uma pessoa pública?
Letícia - Ele ainda não entende direito a minha profissão, mas sabe que a mãe aparece na TV. Eu falo pra ele: "A mamãe vai gravar". Ele ainda é muito pequeno para entender que a mãe é atriz. Falar que a mamãe aparece na TV é mais fácil porque às vezes ele me vê.
Donna - Klebber Toledo e Rômulo Neto foram apontados como supostos affairs seus em sites de notícias. Existe algum fundo de verdade?
Letícia - O que existe entre mim e meus colegas de trabalho e só amizade e parceria no trabalho.
Donna - Depois da separação você preferiu voltar a morar no Rio.
Letícia - Sim, sempre gostei de morar aqui. Achei melhor trocar São Paulo pelo Rio de Janeiro. Foram vários os motivos que pesaram nessa decisão, inclusive o meu trabalho.
Letícia com o ex-marido, o empresário Alexandre Furmanovich
Donna - Você sente falta de algo?
Letícia - Sinto falta da minha família aqui. Adoraria poder contar com os meus pais para deixar o João, mas não se pode ter tudo na vida.
Donna - Você continua trabalhando como modelo?
Letícia - Ah, muito pouco. Falta de tempo. Às vezes também eu quero um tempo para mim, para poder sair, ficar com o meu filho, e não gosto de ficar pedindo dispensa das gravações. Acho superchato isso, porque a alteração do meu horário interfere nos horários de uma equipe inteira, por isso evito.
Donna - A Érika está realizando você profissionalmente?
Letícia - Muito. Estou muito feliz com esse trabalho. Realmente, estou em um momento maravilhoso da minha carreira. Foi um presentão do Aguinaldo, fiquei muito feliz! Quando começaram as gravações eu nem imaginava que o papel fosse ser tão grande. Ter o Paulo Betti como colega de novela é ótimo. Ele é generoso, e essa generosidade dele está me ajudando muito. O trabalho pede isso. Essa parceria entre nós aparece no vídeo, e o público tem demonstrado gostar muito.
Donna - Um dos acessórios que a sua personagem usa são óculos, e eles caíram no gosto popular. Você se sente incomodada quando as pessoas querem te imitar?
Letícia - Eu fico lisonjeada! Acho uma forma de carinho e de admiração, ainda mais que os óculos que eu uso em cena são da minha marca, e me dá orgulho perguntarem de onde são, porque essa marca tem muito de mim. Desenvolvi cada peça com muito carinho. Eu acho legal porque a gente acaba lançando uma moda. Já me perguntaram na rua sobre a cor do meu batom, onde faço o meu cabelo.
Donna - Os cabelos que você exibe em Império são um dos mais pedidos nos salões de beleza e acabam servindo de referência para várias mulheres. Qual é o segredo?
Letícia - Para trabalhar como modelo, já mudei bastante o visual, mudei a cor, já tive os cabelos escuros e cortei de diferentes formas, inclusive curto. No momento os fios são longos, claros e com movimento. A Érika usa os cabelos mais longos e precisa de babyliss e escova. Fiz luzes e seguidamente faço hidratação para manter a saúde dos fios.
Donna - O vôlei sempre foi uma das suas paixões. Você continua jogando ou praticando outros esportes?
Letícia - Faço corrida quando dá e musculação para preparar o corpo. São duas coisas que consigo fazer sem ter que ficar marcando muito horário. Em função do trabalho, não tenho rotina, por isso nem tenho personal trainer. Mas a vida inteira fiz bastante esporte, então tenho noção de como treinar. O mais importante do exercício não é a parte estética, mas a saúde. Praticar esporte é muito bom para a cabeça. O corpo é consequência. Acho que hoje em dia as pessoas estão levando muito a sério essa historia de culto ao corpo.
Donna - Você tem 1m81cm e engordou 26 quilos durante a gestação, mas já voltou à boa forma. Qual dieta você seguiu?
Letícia - Me preocupei em amamentar o meu filho e cuidar dele. O corpo foi voltando aos poucos. Voltei a malhar pra ficar feliz, forte e saudável, sem essa paranoia de corpo escultural.
Donna - Mas você segue alguma dieta?
Letícia - Agora cuido mais o que eu como porque parei de fumar de novo, mas dessa vez é pra valer! Aí tem horas que me dá aquela fome (risos).
Donna - Você está namorando?
Letícia - Estou namorando o Henry (Barclay, DJ e surfista), mas procuro ser mais reservada com a minha vida pessoal, ter o máximo que posso de discrição, ainda mais agora que sou mãe. Saio pouco. Agora, com o trabalho, também nem tenho tempo de sair muito. Estou numa fase bem mais tranquila. O Henry é uma pessoa companheira para esses programas mais caseiros.
Donna - Pensa em se casar novamente?
Letícia - Não gosto de falar dessa água não beberei, mas por enquanto não penso nisso. Gosto de casamento, não sou contra. Muito pelo contrário, tenho uma família enorme, superunida, meus pais são muito amigos apesar de não estarem mais juntos. Acho importante ter família, acho importante ter um companheiro, poder ter uma pessoa com quem você pode contar e ela poder contar com você. Poder dividir coisas na vida com alguém. Eu me casaria de novo, sim, por que não?
GALERIA! Momentos de Letícia na TV - e fora dela
Donna - Gostaria de ter mais filhos?
Letícia - Eu teria mais filhos. Amo criança, amo meu filho, adoraria ter outro. Mas agora, no momento, não posso. Estou trabalhando. Estou voltando para o trabalho, é um recomeço meu na TV, preciso fazer outros trabalhos. Me reafirmar. Não penso sobre isso agora, não. Mas num futuro, quem sabe? Não digo que não vai acontecer. Só tenho uma ressalva, não sei se teria coragem de ter outro filho depois dos 40 anos. Isso é uma coisa que me pega um pouco. Estou com 36 anos, e meu filho com 3. Depois dos 40, não sei se eu teria coragem. Será? Não sei. Então fica aquela dúvida. Não sei se serei mãe de novo.
Donna - Esse é o momento mais feliz da sua carreira?
Letícia - Estou no lugar em que queria estar, na cidade em que gostaria de morar, com meu filho e cercada por pessoas de quem eu gosto. Essa história de parar de fumar está me fazendo muito feliz.
Donna - Qual o seu maior ensinamento de vida depois de ser mãe?
Letícia - Aprendi com meu filho o que é amor incondicional, pois percebi que a coisa mais importante da minha vida é ele.