A missão das arquitetas Marta Kessler e Paula Arnold era traduzir, no design de interiores, o conceito futurista intrínseco ao trabalho de uma empresa de tecnologia e inovação em Porto Alegre. E quem chega ao escritório já entende o recado da dupla da Maxma Studio: um enorme túnel luminoso que lembra um céu estrelado dá as boas-vindas aos visitantes.
– Precisávamos adequar o espaço à identidade deles, fazer as pessoas relacionarem o lugar com a tecnologia. Nos apropriamos da área de circulação do complexo para fazer esse corredor. Nunca tínhamos experimentado esse recurso antes – explica Marta.
Leia mais:
Em cinco dicas, arquiteta mostra como montar quarto de bebê atemporal
FOTOS: Reforma devolveu a Porto Alegre um Cisne Branco moderno
Contemporâneo e com traços industriais, o projeto ainda abre espaço para paredes cruas, instalações aparentes e uma estante de aço vazada. O local de 65 metros quadrados no bairro Bela Vista é composto por uma sala com as estações de trabalho, espaço para reuniões e oficina. A linearidade dos elementos escolhidos para povoar o lugar também foi uma preocupação, ressalta Marta:
– A orientação da mesa, os trilhos de iluminação, a estante multifuncional, tudo foi pensado para valorizar o paralelo com o corredor de acesso.
BATE-PAPO INFORMAL
Acima, nota-se o painel futurista formado por chapa de aço perfurada, chapa de acrílico e fitas de LED em azul. O túnel emoldura a sala de reuniões descolada que tem piso em cimento queimado e tubos aparentes de ferro pintados de cinza
TRANSPARÊNCIAS
As divisórias são todas em vidro, permitindo que as paredes virem um quadro de anotações discreto
FUNCIONAL E INDUSTRIAL
Nas paredes, a opção foi descascar o reboco e revelar as pedras e tijolos originais da edificação – a finalização foi com o verniz. Já a estante de aço vazada preza pela funcionalidade com nichos em MDF e estruturas para sentar