Com inspiração na música clássica, a Cozinha, obra da arquiteta Luciane Borsoi, foi criada sobre a tríade certeira: cores neutras, escassez de elementos e uso de materiais versáteis e atemporais, como a madeira e o vidro. Além disso, ao prever espaços específicos para coifa, fogões, fornos, geladeiras e adega (abaixo), a autora criou um ambiente com perfil de gourmeteria dotado de estrutura e suporte necessários seja para cozinhar, comer ou simplesmente beber um drinque.
Fotos: Fernando Gomes
- Nosso objetivo foi adequar a rusticidade dos equipamentos com a delicadeza do revestimento dos balcões e armários. Para isso, usamos tons claros,off-white e o cinza, que fazem contraponto com o uso abundante da madeira - diz Luciane.
Por questões de funcionalidade, a arquiteta utilizou as duas extensas laterais do ambiente de 36,84 metros quadrados como base para os equipamentos essenciais de cozinha deixando para a grande ilha central o destaque.
Em vídeo, arquiteta comenta as escolhas do projeto para a mostra de decoração
Para isso, dotou o móvel de 1,44 m de largura e 2,88m de profundidade com geladeira industrial embutida em uma das laterais e mesa de madeira rústica para quatro lugares na outra extremidade (abaixo).
- Inseri aparelhos profissionais em combinação com materiais de qualidade e nobres que,dessa forma, criam um ambiente perfeito para quem aprecia a cozinha de verdade - explica a profissional.
Destacam-se ainda o papel de parede estilo inglês adamascado, o espelho com moldura importante dourada e o lustre formado por um conjunto de pendentes com pantalhas. As quatro cadeiras medalhão compõem esse grupo de elementos pouco usuais nesta área da casa - em prol de uma cozinha social.