No meio do verde intenso das araucárias de Canela surge o volume terracota da moradia projetada para acolher um casal e seus três filhos no "estilo contemporâneo serrano", na definição da autora do projeto, a arquiteta Bárbara Engel.
- O terreno de 2,75 mil metros quadrados e a vegetação abundante me inspiraram a implantar a casa de tal forma a evitar o corte das árvores e fazer o melhor aproveitamento topográfico, sem escavações ou aterros - destaca Bárbara, que contou com os engenheiros Paulo e Kátia Appel na equipe.
Para usufruir da sensação de estar no meio de um bosque, o quiosque com churrasqueira é aberto. Assim, resulta em alternativa para o verão e para os dias ensolarados de inverno.
Sob frio intenso, a arquitetura da casa configura um abrigo com o desejável conforto térmico. Orientação solar correta, com os quartos voltados para Leste, e equipamentos para aquecer - lareiras, piso aquecido nos banheiros e estufas - minimizam a ação do vento e da baixa temperatura. Grandes aberturas não apenas integram visualmente interior e exterior, mas proporcionam ventilação natural, conforto para o verão.
Materiais dão o tom
Pedras e madeiras da região serrana contribuem para a estética aconchegante no estilo rústico sonhado pelos proprietários. Como gostam de receber e têm família grande, a planta do pavimento térreo, além de exibir a área social com recantos integrados de estar com lareira (página 8), estar da TV, sala de jantar e cozinha conectada a um solarium configura o espaço ideal para a casa de final de semana e férias. No mesmo pavimento, além do lavabo, se encontra a suíte dos hóspedes, forma de preservar a privacidade da família no andar superior.
Reforça a integração e o calor visual o uso do mesmo forro de madeira angelim em todo o térreo, assim como o piso de tabuão. Também de madeira são as esquadrias desenhadas por Barbara executadas em Veranópolis. No hall e na saída para a área externa, tapetes de ladrilho encaixados no piso contribuem no quesito sensação de aconchego. Paredes internas e externas de tijolos de demolição, combinadas às telhas de concreto cinza, fazem contraponto às superfícies texturizadas e pintadas de tonalidade terracota.
Iluminação
Luminárias de ferro pintado ladeiam a porta de entrada e iluminam a varanda. A grama demarca os degraus da escada, projetada com um vão para acomodar terra, como uma floreira. O piso do quiosque com churrasqueira delimita os 30 metros quadrados da área de lazer. Na parede da churrasqueira, voltado para os fundos, um depósito de três metros guarda bicicletas e ferramentas de jardinagem.
Lareira
A lareira, no estar térreo de 155 metros quadrados de área total, adquire imponência pelo uso do pé-direito de quase 6m de altura na frente de pedra ferro, tipo tainha preta, e pela abertura de 1,5m de largura, com basalto cinza no interior. Um tapete fixo de tijolos de demolição protege o tabuão. Sofás de couro e tapete de pele complementam a proposta quente. Na cozinha, com churrasqueira e fogão à lenha, ladrilho hidráulico no piso e em detalhes das paredes confirma a proposta. No sótão de 50 metros quadrados estão sala de jogos e uma área multiuso com computador. Uma janela de telhado (alemã) garante luminosidade, além de estilo, junto com janelões nas duas extremidades.
Que venha o frio
Residência de 320 metros quadrados com dois pavimentos e sótão prioriza o convívio e o conforto em qualquer clima
Proposta quente tem sofás de couro e tapete de pele
Eleone Prestes
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project