A pandemia trouxe diferentes impactos na rotina da sociedade, que passou, por exemplo, a ficar muito mais tempo dentro de casa em razão das medidas de isolamento social. Com a adoção do home office por diversas empresas e a priorização do ensino à distância, os lares passaram a ter um novo significado para milhares de brasileiros. Uma das consequências foi uma alta na busca por reformas residenciais.
A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que o segmento de materiais de construção foi um dos que mais cresceu desde março do ano passado, no início da disseminação da covid-19 no país. Em agosto de 2020, por exemplo, a variação positiva para as vendas na comparação com o mesmo mês de 2019 foi de 24,1%.
Com mais de 32 anos de atuação e líder no segmento de acabamentos para alto padrão, a Elevato é uma das empresas que contribui para que essas reformas saiam do papel. Mesmo em um cenário econômico adverso no país e no mundo, o grupo viu o seu negócio se expandir em 2020. De lá para cá, foram inauguradas quatro lojas no Rio Grande do Sul, nas cidades de Canguçu, Novo Hamburgo, Lajeado e Cachoeira do Sul. Em breve, mais uma filial será aberta no município de Pelotas.
— Trabalhamos nos últimos anos estruturando a empresa para possibilitar o crescimento que estamos colocando em prática agora, de maneira segura, sem perder a essência e preservando algo que é muito importante para nós, que é a qualidade do nosso atendimento — ressalta o presidente do Grupo Elevato, Irio Piva.
Atualmente, a empresa conta com 15 lojas de acabamentos e uma loja de móveis em 11 cidades do Estado, o que significa um grande número de funcionários. No início da pandemia, a empresa tomou diferentes medidas para preservar tanto a empresa quanto os empregos e a renda do seu time. Para isso, investiu na qualificação da equipe e aproveitou o momento para melhorar a sua operação. Só após colocar em prática essas ações, iniciou o seu plano de expansão.
— Também aproveitamos o momento para acelerar o processo de digitalização da empresa. Criamos uma plataforma para capacitação da equipe, implantamos um e-commerce e aderimos a várias plataformas de marketplaces para vender nossos produtos — acrescenta o presidente do grupo.
Elevato é a parceira ideal para a sua construção ou reforma. Confira a sua variedade de acabamentos em www.elevato.com.br.
Investimento de R$ 13 milhões em novo centro de distribuição
Além de uma nova plataforma de e-commerce, a empresa de materiais de construção irá inaugurar neste ano um centro de distribuição, no qual foram investidos R$ 13 milhões. A unidade ficará no distrito industrial de Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre, e promete gerar grande impacto na logística da empresa neste momento de ampliação.
— O investimento em uma nova e moderna central de distribuição terá um impacto muito significativo para a empresa, pois está em um local estratégico para a logística, além de ter área construída e espaço para expandir e suportar o crescimento que estamos planejando para a empresa nos próximos anos — destaca Irio Piva, que também é presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL Porto Alegre).
Aposta no digital
A nova plataforma digital da Elevato conta com atendimento via WhatsApp. E o grupo também criou, em 2021, uma estrutura online exclusiva para banheiras e spas com atendimento para todo o Brasil.
— A venda de materiais de acabamento e construção online ainda é pequena por uma série de fatores em relação ao offline. Porém, estamos crescendo muito nesta área, reduzindo atritos e melhorando processos de venda para ser a melhor opção ao cliente tanto no on quanto no off — diz Arthur Piva, diretor o Grupo Elevato
Entre outras novidades que surgem na empresa, está o início do projeto de franquias, que teve a sua primeira loja inaugurada em Lajeado no ano passado e que pretende seguir com os mesmos diferenciais do grupo: atendimento consultivo, grande variedade de acabamentos, negociação personalizada, além de serviços de instalação e garantia própria em produtos e serviços.
— O modelo de expansão através de franquia foi uma das nossas principais apostas e estamos colhendo frutos dessa decisão. Temos uma série de ações planejadas para os próximos anos que vão utilizar este piloto como base. Queremos seguir crescendo neste modelo, porém não abrimos mão do franqueado partilhar dos valores e cultura da nossa empresa — enfatiza Arthur Piva.
Pensou em construir ou reformar? Escolha como parceira a loja que possui a maior variedade de acabamentos do Estado. Saiba mais aqui.