Com a chegada da estação mais quente do ano, é dado o início a uma das épocas do ano mais propícias para começar a cultivar um jardim ou uma pequena horta em casa. A estação também costuma ser o momento certo para dar mais atenção a plantas e gramados, que precisam ter hidratação redobrada.
— O último trimestre do ano é considerado o período da sazonalidade da jardinagem. Além dos reparos normais que são feitos geralmente no decorrer do ano, é uma época adequada em função da primavera e do verão, o clima propicia para que as pessoas cuidem mais dos seus jardins. E, por isso, aumenta consideravelmente a procura aos produtos desta linha — aponta Dino Sani, presidente da Redemac, loja especializada na venda de materiais de construção e artigos de jardinagem.
O movimento de prestar mais atenção às plantas vem crescendo desde março de 2020, e não foi percebido apenas no crescimento de jardins e hortas caseiras, mas também nas buscas no Google. A procura por termos como "kit de jardinagem" chegou a crescer 180% de março até o meio do ano, mesmo período em que consumidores foram atrás de informações sobre "curso online de jardinagem" 200% mais vezes do que no ano passado, no mesmo período.
Quer saber como se aprofundar neste hábito? Confira algumas dicas da Redemac sobre o assunto que podem ser encontrados na loja e no site da marca.
Irrigação
Investir na escolha de um bom aspersor, aparelho que respinga água pelo ambiente, é fundamental para a manutenção do gramado, em especial modelos com jatos e fluxo de água que permitam a irrigação tanto de áreas menores, quanto maiores. Para uma rega mais prática e eficiente, a dica é apostar em opções com a possibilidade de alterar a posição, limitar o ângulo de atuação ou colocá-los em série.
Para evitar custos com irrigação, é possível reutilizar a água coletada em cisternas no período de chuva, uma alternativa sustentável de economizar e fornecer água em abundância para seu gramado sem se preocupar com a conta. Fazer a rega no início da manhã também reduz as perdas por evaporação e mantém o gramado hidratado para suportar melhor o sol nas horas quentes.
Hora do corte
Irrigando corretamente e nutrindo o gramado, os cortes devem ser frequentes e, neste caso, a dica é apostar em equipamentos eficientes e com bom rendimento como cortadores, que costumam ser disponibilizados com funcionalidade elétrica, à combustão e dirigíveis para diferentes necessidades. Para aqueles locais onde os cortadores não alcançam — como os acabamentos próximos a objetos decorativos, vasos, meios-fios, calçadas e canteiros — os aparadores de grama são recomendados.
Depois de cortar, lembre-se de sempre recolher a grama, pois quando deixada sobre o gramado, pode prejudicar o arejamento do solo e a saúde da grama. Depois de recolhida, a grama pode ser utilizada para compostagem, ou ainda ser disposta em superfícies de canteiros para minimizar o surgimento de plantas espontâneas, e ajudar a manter a umidade do solo. Para facilitar a remoção, a dica é usar uma vassoura própria para gramados — o que economizará tempo na limpeza.
Começando um jardim
Se você deseja aproveitar o momento para começar um jardim, o primeiro passo é pesquisar quais são as flores da estação, é importante saber que em cada época do ano há flores mais resistentes. Fique de olho no clima, nos dias em que o clima estiver mais fresco, lembre-se de que não será necessário tanta irrigação quanto no verão.
Utilize solos com boa drenagem e molhe apenas quando ele estiver realmente seco, para evitar o acúmulo excessivo de água. O sol é um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento da planta. Algumas precisam de calor e luz, outras de sombra, por isso, no caso das flores de outono/inverno, faça os canteiros normalmente em áreas onde tem mais luz solar.
Manutenção
Uma dica para cuidar da terra é utilizar, uma vez por mês, composto orgânico que, além de durar mais, altera a retenção de água. Mantenha os canteiros sempre limpos, retire torrões, galhos e raízes, essas ações irão reduzir o risco do aparecimento de pragas e doenças. Algumas ferramentas podem facilitar esse processo, como pequenas pás, luvas e tesouras especiais.
Se o seu caso for de pouco espaço, sacadas, varandas ou até cantos perto da janela da sua cozinha, podem ser um bom local para você cultivar os próprios temperos em casa. Nestes casos, usar vasos autoirrigáveis, que trazem praticidade por terem um sistema que dispensa as regas diárias, são uma vantagem.
Está pronto para desfrutar ao máximo o seu jardim de verão? Na Redemac, você encontra tudo para deixar a sua casa pronta para a estação com produtos Tramontina. Acesse o site e confira.