Uma boa calça de alfaiataria é um dos maiores tesouros que podemos ter no armário. Naturalmente elegantes, elas são úteis e práticas, pois podem ser usadas em diversas ocasiões e adaptadas aos mais variados estilos. Apesar disso, costumam gerar muitas dúvidas, como: "qual é o melhor comprimento?", "com qual sapato usar?" e "como utilizá-las fora do ambiente de trabalho?".
A seguir, você confere algumas respostas e dicas de como utilizar a calça de alfaiataria reta na prática.
O que considerar na hora de investir
Tecido
Os fios naturais, especialmente no verão, são os mais indicados, pois permitem que a pele respire. Pense no algodão de alta qualidade, linho e seda. O crepe também funciona. Já os tecidos mais encorpados, como lã ou outras malhas, são recomendados para temperaturas mais amenas.
Checar a etiqueta de composição é sempre importante, já que os tecidos sintéticos em quantidades moderadas podem ajudar na modelagem, evitando que amasse muito e no conforto. Para garantir a comodidade, até 7% de elastano e uma mistura de fibras como viscose e algodão são boas opções.
Comprimento
Como regra geral, a barra deve ficar cerca de um centímetro acima do chão, mas essa escolha também é uma questão de gosto pessoal (e também depende dos sapatos que pretende usar). Há quem prefira versões cropped e quem goste do modelo praticamente tocando o chão, à lá Victoria Beckham. Por isso, é importante experimentar e considerar o seu estilo ao decidir a melhor alternativa.
Qual o melhor sapato?
A boa notícia é que as calças de alfaiataria retas são bem democráticas, e a boca levemente ampla acomoda todo tipo de calçado. Portanto, a escolha depende mais do seu estilo e da ocasião.
Combinações
A versatilidade da calça de alfaiataria reta permite muitas combinações certeiras.
Com blazer oversized e cropped
Brincando com estilos, o cropped deixa o visual mais jovem, enquanto o blazer traz estrutura e impede que o look fique exagerado.
Terninho atualizado
Aposte em um paletó de cor diferente da calça, que mantém a sofisticação e traz um charme diferente ao conjunto clássico.
Com cinto e tricô
A malha aconchegante adiciona textura e equilibra o lado sério da calça. O cinto é o acabamento perfeito.
Com camiseta colorida e rasteira
Ideal para quando as temperaturas sobem e você precisa estar arrumada sem a possibilidade de uma terceira peça. Escolha uma camiseta básica em cor vibrante e complemente com acessórios. Nos pés, uma sandália sem salto de design minimalista é a sugestão. Mas uma sapatilha, tênis ou mocassim também cairiam bem.
Com blusa romântica
Nada como uma blusa com transparência, babados ou detalhes de renda para deixar a calça de alfaiataria menos sisuda. O apelo feminino é um contraponto interessante ao design masculino da peça.
Monocromático
Se o desejo é alongar a silhueta, uma produção toda da mesma cor é infalível. Cores escuras, como o burgundy, potencializam esse efeito. Para reforçar, um sapato de bico fino é o arremate ideal.
Com camisa branca e brincos maxi
Precisa transformar o look do escritório para o happy hour? Coloque uma parte da camisa para fora do cós, dobre as mangas e adicione brincos especiais para uma composição impecável em segundos.
Subverta o modelo
Fuja completamente da formalidade inerente à calça de alfaiataria, combinando-a com elementos inesperados, como coturnos ou botas de solado pesado. Coloque a calça por dentro do calçado e adicione uma jaqueta de aspecto mais rock 'n'roll ou despojado, como couro ou jeans.