Se estar a frente de um negócio já consolidado durante a pandemia está sendo um desafio e tanto, imagine criar uma grife neste período? Pode até parecer loucura, mas muitos designers gaúchos decidiram arriscar e alinhavar marcas próprias, apostando em mudanças no comportamento do consumidor durante esta época de crise, principalmente na valorização do consumo local e de uma moda mais ética.
Com isso, o mercado gaúcho viu nascer selos criativos e cheios de personalidade, que criaram um papo delicioso com quem busca uma moda mais autêntica feita no quintal de casa, mas com personalidade além de qualquer fronteira. Tem muitas, mesmo, mas selecionamos algumas especialmente para você conhecer.
Adorna
As irmãs Melina e Isabela Roveda sempre quiseram ter uma loja online. Uma designer, outra estudante de Farmácia, uma criativa, outra voltada a cuidar do business e dar uma mãozinha na criação, lançaram a Adorna em março de 2020, juntinho do começo do caos. E seguiram firmes criando acessórios básicos que não sejam óbvios e que traduzam as tendências no tempo certinho.
A dupla tem um timing perfeito, criando peças que são desejo imediato. Afinal, os acessórios se tornaram protagonistas em época de convívio virtual. Ou vai dizer que um bom brinco ou um bom colar não salvem o look na live ou na reunião por Zoom? A Adorna vende pelo site e também pelo Instagram.
Alloro
Um projeto de mãe e filha que decidiram se reinventar em tempos de pandemia, criando uma marca totalmente feita à mão, com peças exclusivas. Ana Corso, a filha, vem da área financeira, mas sempre foi apaixonada por moda. Difícil ser diferente convivendo com a mãe, Lourdes Corso, uma costureira de mão cheia que trabalhou em marcas renomadas de todo o Brasil. Unindo ideias, expertises e o desejo por fazer algo novo, estava criada a grife.
Capricho em cada detalhe, acabamento impecável e um estilo atemporal, com peças bastante versáteis, fazem da Alloro uma marca que atende a mulher em diversos momentos do cotidiano, principalmente no ambiente profissional e casual. As vendas são pelo Instagram.
Anabah
Novíssima no mercado, a Anabah estreou agora em março, mas é o resultado de um longo processo para a criadora da marca, Ana Paula Gradaschi. Egressa da Arquitetura, há cinco anos Ana busca se encontrar na moda. Estudou consultoria de estilo, criou alguns projetos, inclusive uma marca de acessórios, mas ainda não era bem isso. Foi mesmo com a chegada dos 40 anos que tudo mudou. Ana passou por um processo de autoaceitação e decidiu dar uma forcinha para outras mulheres, fazendo do vestir um processo mais confortável e divertido para quem tem uma beleza real, com tamanhos do 44 ao 60, e busca um estilo mais roqueiro. As peças são produzidas sob demanda, comercializadas pelo Instagram e pelo Facebook.
Mallva
Foi justamente o caos da pandemia que impulsionou a designer Gabriela Flores Nunes a criar a Mallva, marca sustentável que tem uma essência linda, o cuidar. Gabi viu sua renda reduzida na empresa onde trabalhava e decidiu que era a hora de fazer algo próprio, de colocar o sonho de ter uma grife em prática. Pensou em um nome que representasse o seu desejo de leveza, de cuidado, de afeto. Lembrou do chá de malva que sua mãe fazia para cuidar de suas dores na infância. Era essa sensação que queria resgatar, esse aconchego, esse carinho.
E assim nascia a grife slow fashion e sustentável com roupas de tecidos naturais, modelagens que contornam o corpo com conforto e detalhes cheios de charme. Na Mallva, tudo é feito pela Gabi, com apoio de modelistas e costureiras, da forma mais ética possível em todo o processo, inclusive com um projeto de lixo zero que reaproveita os retalhos têxteis que seriam descartados. A marca vende por Instagram e pelo WhatsApp.
- @usemallva
- WhatsApp: (51) 99225-5408
Vernissage
Cecilia Catarino transformou o quarto em ateliê, investiu R$ 6 mil para comprar máquinas e materiais e criou a Vernissage, marca streetwear que segue os preceitos de slow fashion. Com produção limitada e cuidados para manter o processo o mais sustentável possível, a Vernissage traz camisetas e moletons cheios de bossa, com estampas criativas e modelagens diferenciadas. A venda é pelo site e pelo perfil da marca no Instagram.