O verão 2021 tem novidade em padronagens. Ops! Novidades? Nem tanto assim, afinal, as três estampas essenciais da estação do calor são clássicos do closet contemporâneo: vichy, poá e floral liberty.
O interessante é que agora os prints são aplicados de forma um tanto inusitada, decorando peças que fogem ao que geralmente estavam associadas até então.
Uma das delícias da moda é entender que não precisa ser tudo novo, basta usar de forma diferente. Quer se inspirar? Veja algumas ideias:
Vichy
O xadrezinho ganhou este nome cheio de charme porque foi nesta cidade, de Vichy, na França, que o tecido de algodão começou a ser fabricado. Decorando as curvas das pin-ups, acompanhando as provocações de Brigitte Bardot ou o country delicioso de Dolly Parton, o print sempre foi associado a roupas frescas, vestidinhos leves, shorts, tops curtinhos e até biquínis.
O vichy de agora segue assim, mas também ganhou novas interpretações, que são nossas favoritas. A padronagem surge em blazeres, jaquetas leves, calças de alfaiataria, saias longas. Um tailleur vichy? Objeto de desejo da temporada.
Poá
Você sabia que o poá foi inspirado em um estilo musical chamado Polka, comum aos países do Leste Europeu? Imigrantes recém chegados à América levaram para as roupas círculos semelhantes aos realizados durante a dança e daí surgiu o termo polka dots, ou seja, bolinhas, em inglês.
A primeira a popularizar o print em um vestido? Minnie Mouse. Pois é. Não à toa, o poá sempre teve uma imagem muito associada à delicadeza. Ficou mais "abusado" a partir da década de 1950, quando se tornou uma das estampas favoritas das garotas de calendário (olha elas aqui de novo) e da diva Marilyn Monroe.
O poá mais interessante desta temporada é muito potente. Decora peças sensuais e fashionistas, como vestidos drapeados, saias plissadas, tops de mangas bufantes - sempre com muito impacto.
Liberty
Miudinha e delicada, a estampa ficou conhecida assim pela marca Liberty of London. Em 1920, a empresa começou a produzir tecidos florais em miniatura, paisley e pinturas abstratas que até hoje são reconhecidas como estampas liberty.
De todas, é claro, destaca-se o floralzinho. E agora o print decora vestidos poderosos, tops imponentes, minissaias abusadas e conjuntos de alfaiataria ou ao estilo pijama. É isso. Esse contraste entre a leveza da padronagem e a força da modelagem, a cara do verão.