As liquidações de inverno provocam a cobiça fashion até na mais comedida das mortais. E sejamos sinceras: fica difícil mesmo resistir ao apelo de garrafais números vermelhos anunciando 50% de desconto, não é?
Não é preciso ignorar os descontões – afinal, esta época é das melhores para renovar e aprimorar o closet. Aproveite os saldos com olhar apurado, investindo em peças e tendências duradouras. A gente dá uma mãozinha fashion nesta hora na qual a empolgação pode ser inimiga mortal do bom senso.
Minimalismo
Disseminado a partir dos anos 1990, o minimalismo, difundido pela escola belga de moda com nomes como Dries Van Noten e Martin Margiela, retorna com força total, também embalado pelo resgate da estética da década. Por aqui, o que vale é a sofisticada premissa de que menos é mais, o slogan que define essa proposta tão cool. Pense em peças limpas, de cortes precisos, em tons neutros, com tecidos nobres – ou que assim o pareçam – e sem nada de detalhes. Aposte em alfaiataria de modelagem ampla, casacos desestruturados, calças do estilo slouch (largadonas), cinturas altas de calças boyfriend ou de saias mídis sequinhas, peças de simetria perfeita, tons de cinza, bege, preto, branco e nude. Chique e atemporal.
Color blocking
É a tendência de combinar cores vibrantes em uma mesma produção. O color blocking é um velho conhecido que retorna como destaque nesta estação – e se mantém no verão, inclusive (fica a dica).
Portanto, invista em uma peça na cor marcante que mais tem a ver com seu gosto pessoal, pode ser rosa -choque, laranja, verde bandeira, amarelo, azul klein. E combine entre si.
O que vale? Qualquer peça de alfaiataria nesses tons!
Jeans, jeans
Fique atenta às jaquetas e às calças jeans. Esta é uma excelente época para comprar essas peças, principalmente as de modelagens mais ousadas – que são as primeiras a ficar para saldo e vão ser mais desejo na estação que está por vir.
Portanto, aposte em jaquetas curtas e amplas e calças amplas de cintura mais alta, que devem ser substitutas dos mom jeans no verão.
A tonalidade? Prefira os modelos sem interferências e efeitos de lavagem, optando por tons puros, sejam eles claros ou escuros.
Mood utilitário
Eis aqui um estilo perfeito para quem busca investir em uma peça marcante. Valem calças cargo, parkas, blazeres com detalhes que remetem aos casacos de uniformes militares e macacões.
Outro item que vale muito, caso você encontre, são as botas que parecem as usadas para a prática de escaladas ou trilhas. Na verdade, são um híbrido entre tênis e bota, com visual esportivo, que foram resgatadas pelo Gucci e já ganharam inúmeras interpretações. Esse sapatinho promete. Se achar, invista!
Camisa amplas
Se você quiser imprimir um mood contemporâneo ao seu visual, esqueça as camisas de corte sequinho. Pelo contrário. Aposte nos modelos amplos e alongados – e a boa notícia é que existem muitos nos saldos, viu?
Você pode usar as camisas soltas sobre calças sequinhas, amarradas na cintura, um pouco pra dentro do cós e um pouco pra fora, ajustadas por cinto, bem ampla, largadona, mas por dentro da calça. Prefira modelos em tecidos leves, que proporcionam mais versatilidade ao uso, já que tecidos rígidos limitam aos formas de vestir devido ao volume extra.