Se tem uma peça primordial no closet feminino é uma boa calça jeans. Do office look ao programa descontraído de final de semana, da balada ao primeiro encontro, ela é sempre bem-vinda, imprimindo um toque casual ao chique ou reforçando a personalidade despojada de uma combinação.
Versátil até o impossível, a calça jeans é o tipo de peça para fazer a mulher se sentir perfeita – precisa ter um caimento impecável, valorizar o que se tem de melhor. E com alguns detalhes de corte e modelagem, é possível vestir o modelo ideal, que valoriza cada pedacinho da sua silhueta, atendendo a todos os desejos do bem vestir.
Separamos cinco modelos e explicamos um pouquinho de cada um deles:
Cintura alta
Para mulheres de silhueta mais retinha, com menos cintura, o chamado corpo retângulo, que buscam criar mais curvas, o jeans que evidencia essas linhas do corpo é um dos mais indicados. Portanto, bons modelos de cintura mais alta, que revelem esta região, são bem-vindos, indiferentemente do corte da calça: pode ser justa ou larga, inclusive pantalonas são indicadas.
Outra dica é apostar em bolsos na região do bumbum e detalhes, como lavagens especiais ou desbotados, localizados nos quadris, o que tende a ampliar esta faixa, tornando o corpo mais curvilíneo.
Flare
Para quem tem os quadris volumosos ou muito estreitos e gostaria de harmonizar o corpo, o melhor é eleger modelos que não se ajustem demais, optando por clássicos como a flare, a pantacourt, a pantalona, a boot cut e a reta.
É bom evitar skinny, que tendem a evidenciar quadris e coxas, deixando claro o volume maior ou menor.
Mom jeans
O mom jeans é excelente para quem tem quadris estreitos, assim como modelos com lavagens especiais, bordados ou aplicações.
Reto
Moças com corpo violão, com quadris e seios na mesma proporção, a conhecida silhueta ampulheta, tem um vasto menu de opções, já que ficam bem com modelos justinhos, retos ou largos. Só atenção: evitem calça de boca larga, que tendem a achatar o corpo, desvalorizando as linhas naturais deste perfil.
Quem busca disfarçar a região do abdômen precisa ficar atenta à cintura das calças, deixando de lado as muito baixas ou altas demais - este detalhe faz toda a diferença. A cintura média, no lugar, é a mais indicada, em modelos retos, flare, mom ou boot cut.
Para mulheres plus, a dica é apostar em calças que contornem as curvas sem marcar demais, como a reta, a mom, a flare e o boot cut. Cigarrete, que é justinha, mas não como a skinny, também pode vestir bem, principalmente em tons mais escuros. Se optar por uma skinny, saiba que este modelo salienta todo o corpo - se sua intenção for minimizar algum detalhezinho, melhor deixar esta de lado.
Outros detalhes importantes
Ah! Lembre-se que lavagens localizadas, rasgos, aplicações, bordados, efeitos de cor e textura sempre ampliam as curvas. Use esses recursos caso essa seja a intenção - e os evite, caso deseje o contrário.
Outra dica: observe a altura e o tamanho do bolso no bumbum da calça: se for muito baixo e grande, o bumbum vai parecer mais caidinho - se for mais alto e menor, ao contrário, ele levanta.
As barras da calça são mais um detalhe que merece atenção: quanto mais largas, mais achatam a silhueta, resultando em uma impressão de estatura mais baixa. E saiba que um bom jeans é o melhor amigo para quase todas as ocasiões. Invista!