Com as temperaturas lá nas alturas, nada melhor do que fugir dos centros urbanos para desfrutar de lugares fresquinhos. A expectativa da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul é de que mais de 11 milhões de pessoas peguem a estrada nesse verão rumo às praias, lagoas e balneários do Estado.
No litoral norte, além das praias, outro tipo de turismo tem movimentado a região, o gastronômico. E é justamente isso que Santander quer fortalecer com a Rota Gastronômica Santander Destemperados. Por isso, entre 19 de dezembro e 18 de janeiro, 11 restaurantes, entre novos e clássicos, fizeram parte do roteiro que passou pelas cidades de Capão da Canoa, Torres, Tramandaí e Xangri-lá.
TURISMO EM EXPANSÃO
- Enxergamos o turismo gastronômico do litoral em expansão - conta Vitória Moraes Marques, gerente e sócia-proprietária da Manjericão Pizza na Pedra.
Há 20 anos às margens do Rio Mampituba, em Torres, a pizzaria serve diversos sabores autorais e premiados sobre uma massa fininha. Mas, para manter o negócio funcionando durante as temporadas baixas, eles inserem novas opções no cardápio.
- O hábito da alimentação fora do lar vem crescendo e exigindo mais qualidade na mesma proporção. Entretanto, existem muitos desafios pela característica sazonal desses estabelecimentos. A demanda flutuante aumenta o desafio de conseguir manter a qualidade do serviço o ano inteiro. Assim, além das pizzas, servimos sequência de fondue há alguns anos na temporada de inverno. Nosso ambiente é muito intimista então foi a combinação perfeita para o pessoal curtir e ter mais uma experiência aqui na Manjericão - afirma Vitória.
NOVIDADE EM TRAMANDAÍ
Abertos na cidade há pouco mais de sete meses, o Nayo serve sequência e combinados de sushi, frutos do mar – como polvo, lula e vieiras – e demais pratos, como risotos, carnes e massas. Isso tudo para manter o espaço ativo em qualquer momento do ano.
- Buscamos mostrar nossos produtos, diferenciais e atrativos para que o cliente retorne também no inverno. Ainda assim, precisamos melhorar as divulgações e mídias fora da região para atrair mais pessoas. Por isso, com o conhecimento de clientes do Santander nessa parceria, é sempre bom, uma vez que, assim, saberão onde ir – explica Franciele Vargas, proprietária do Nayo.
Em sintonia, Vitória concorda que parcerias como a do Santander e Destemperados agregam tanto aos restaurante quanto às cidades, como Torres, cidade da pizzaria.
- [É importante] fomentar o setor na mídia, falando sobre as experiências gastronômicas locais, incentivando as pessoas a visitar Torres que é tão bela e que possui ótimas opções gastronômicas - diz Vitória.
Depois de passar pela Serra e pelas cidades de Santa Maria, Canoas e Porto Alegre, a Rota Gastronômica Santander Destemperados fez sua passagem pertinho do mar. De dezembro de 2022 a janeiro deste ano, clientes Santander que passaram por 11 restaurantes e pagaram com o cartão do banco ganharam um cafezinho, uma sobremesa ou um drink como cortesia.
Confira os lugares por onde passamos.