Ela pode fazer parte de saladas, bolos, doces. Pode estar entre os ingredientes de um risoto, um arroz à grega, um brownie ou uma boa massa, e oferece crocância e textura para as receitas. Com sabor marcante e único, a noz-pecã é uma fruta oleaginosa muito versátil, podendo estar no dia a dia das pessoas nas refeições, nas sobremesas ou como snacks.
Aqui no Rio Grande do Sul, onde temos a maior produção do Brasil, a 5ª abertura oficial da colheita da noz-pecã ocorre na Fazenda Santa Leocádia, em Santa Maria, nesta sexta-feira, 14 de abril. Depois de recorde de safra, em 2021, e da evolução na qualidade da semente, em 2022, a expectativa desta safra é de, aproximadamente, sete mil toneladas em seis mil hectares plantados, segundo o Instituto Brasileiro de Pecanicultura. O número representa um aumento de mais de 50% em relação ao ano passado.
Para saber mais sobre o início da colheita da noz-pecã, acesse santamaria.rs.gov.br.
Terceira maior produtora do Estado, a cidade de Santa Maria será palco pela primeira vez da celebração. Desta vez, a fazenda do produtor rural Eduardo Klumb sediará uma programação completa, com almoço em volta do fogo de chão, para inscritos. No cardápio, cordeiro da Patagônia, costelão, brisket, risotos, saladas, pães, tortas, bolos, muffins, cookies e outras delícias que levam a noz-pecã no seu preparo ou em molhos para acompanhamento.
— Com a escolha da cidade para a abertura da colheita deste ano, temos uma boa oportunidade para fortalecer o mercado das pecans. Aqui na fazenda, o plantio das nogueiras teve início em 2011 e, atualmente, há mais de 20 mil árvores plantadas em 120 hectares, dos quais, 80 produtivos e 50 em início de produção. Após quase 10 anos, as árvores começaram a dar frutos, e isso possibilitou que conseguíssemos exportar para a Tailândia, a Alemanha e o Líbano — afirma Klumb.
A realização do evento é da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI) do Rio Grande do Sul, em conjunto com o Instituto Brasileiro de Pecanicultura (IBPecan) e a prefeitura local. São esperados mais de 300 representantes de toda cadeia produtiva do setor, além de autoridades municipais e estaduais, para uma série de atividades que visam conectar pessoas e ideias, aumentar a representatividade do setor, difundir conhecimentos técnicos e fechar negócios.
5ª ABERTURA OFICIAL DA COLHEITA DA NOZ-PECÃ
Hoje, 14 de abril, das 8h às 17h
Na Fazenda Santa Leocádia, no distrito de Santa Flora, em Santa Maria
PROGRAMAÇÃO
8h às 9h
Recepção e cadastramento dos convidados.
9h às 11h
Panorama da noz-pecã no Brasil, riqueza nutricional e a diversidade gastronômica da fruta.
11h às 12h
Abertura oficial da colheita da pecan com a presença de autoridades.
12h às 14h
Almoço gastronômico para os convidados.
14h às 16h30min
Estações técnicas, com apoio da Emater, sobre a cultura da pecan e exposição de empresas e instituições que fazem parte da cadeia produtiva;
Estação com os novos produtos biológicos e suas características;
Estação com os pulverizadores e atomizadores;
Estação com os sistemas de irrigação e suas características;
Estação associativismo, com representante do IBPecan.
Que tal aproveitar o início da colheita para preparar um bolo com noz-pecã aqui da região? Confira uma receita de família para o seu café da tarde.
BOLO DE LARANJA COM NOZ-PECÃ
Ingredientes:
3 ovos
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
Suco de 2 laranjas
1 xícara de noz-pecã
1 xícara de óleo
3 colheres (café) de fermento
Modo de preparo:
1. Adicione os ovos, o óleo, o açúcar e o suco das laranjas no liquidificador. Bata até ficar homogêneo.
2. Em um bowl, acrescente a farinha peneirada e misture com um fouet.
3. Pique as nozes e adicione à massa.
4. Acrescente o fermento químico.
5. Leve ao forno a 180 graus por, aproximadamente, 40 minutos.
6. Retire do forno quando estiver bem douradinho e sirva.