Se existe um bairro com alma noturna em Porto Alegre ele se chama Cidade Baixa. Neste espaço Boêmio e democrático é possível beber drinks no Dirty Old Man, cerveja no Apolinário e cachaça no Matita Perê; curtir música ao vivo e mecânica; e, ao final da noite, comer um xis bem porto-alegrense. Reunimos aqui bares que gostamos e sempre voltamos
A VIRGEM BAR
Este bar é todo visual: há quadros, esculturas, lareira e uma piscina iluminada. A velha casa, que antigamente abrigava festas noturnas, foi adaptada para sediar, com charme, aconchego e irreverência, um bar com itens exclusivos no cardápio e a valores atrativos. Mas não é só o ambiente que é bacana, a comida também é excelente. Destaque para o Escondidinho A Virgem Baiana e a Brusqueta da Nonna. Para beber, a casa oferece mais de 58 rótulos de cervejas artesanais e drinks surpreendentes, como A Virgem Naqueles Dias, com morango, maracujá, pimenta, gengibre e vodka. O horário de happy hour é bem concorrido. Por isso, a dica é fazer reserva.
Olavo Bilac, 251 - Fone (51) 3085-9090
PINACOTECA – BAR/ARTE/CULTURA
A Pinacoteca é um espaço que recebe, tradicionalmente, exposições de artes visuais. A casa serve pratos quentes (risotos, lasanhas, escondidinhos) e frios (sanduíches e tábuas de frios). Um dos petiscos mais tradicionais chama-se Batatas Bravas (temperada com páprica picante, acompanhada de molho de queijo com manjericão), servida em uma porção para quatro pessoas. Entre as opções de bebidas, vinhos, drinks, destilados, refrigerantes e cervejas (são mais de 40 opções de cervejas artesanais entre nacionais e importadas).
Rua da República, 409 – Fone (51) 3211-5762
QUENTIN’S BAR
Bar temático em homenagem ao diretor de cinema Quentin Tarantino. Tem 26 torneiras de chope, e a carta de drinks traz nomes que lembram os filmes do cineasta, como Titty Twister (Um Drink no Inferno), The D is Silent (Django) e Au Revoir Shosanna (Bastardos Inglórios). Paredes adesivadas e com imagens de cenas de filmes de Tarantino decoram o local. Dica: chegue cedo, pois o bar é novidade e bem concorrido.
Rua Gen. Lima e Silva, 918
OLIVOS 657 – GASTRÔ BAR
O Olivos 657 é o tipo de bar que investe em três aspectos bem importantes para uma experiência bacana: ambiente legal e bem decorado, comida boa e uma carta de bebidas extensa. Uma dica para começar a noite é pedir o carpaccio, para, logo depois, escolher uma das famosas pizzas servidas na casa. Os drinks também chamam atenção. Na dúvida, vá de Cosmopolitan. Aos que não curtem muito a bebida, avisamos: a casa tem boas opções de cervejas nacionais e importadas.
Rua da República, 657
Fone (51) 3372-6256
MARGOT
Conhecido em Porto Alegre pelas ótimas festas, o Margot também funciona como bar. Comece a aproveitar o local pelo ambiente inspirado em filmes do diretor Wes Anderson, como o recente Grande Hotel Budapeste. Se estiver com amigos, aposte nas Royal Potatoes (batatas acompanhadas por molhos à escolha). Se a intenção for jantar, o Foxy Fillet (filé mignon com cuscuz maroquino) é uma boa pedida. Para beber, a dica é o carro-chefe da casa, o drink Tenenbaum, com maçã verde.
Rua João Alfredo, 577 – Fone (51) 3254-0141
CASA AZUL
Como todo hostel que se preze, a Casa Azul é uma casa com vários ambientes e um clima bem alternativo, ideal para fazer novos amigos ou beber uma cerveja e comer um sanduba. A casa é famosa pelo hambúrguer, mas vale explorar outros itens do cardápio, já que serve comida boa e honesta. Vale chegar cedo.
Rua Gen. Lima e Silva, 912 – Fone (51) 3084-5050
MATITA PERÊ
Bar especializado em comida brasileira, tem como grande atrativo os rótulos de cachaça. Entre os petiscos mais famosos estão os escondidinhos. Mas talvez o que mais leve gente para lá seja a música ao vivo – dependendo do dia em que você for encontrará uma roda de samba bem animada.
Rua João Alfredo, 626 – Fone (51) 3372-4749
APOLINÁRIO
Tradicional na Cidade Baixa, o Apolinário tem como carro-chefe a diversidade de rótulos de cerveja. O ideal é chegar por volta das 19h30min. Depois de devidamente acomodado, você pode escolher entre os petiscos do cardápio – o escondidinho de carne faz sucesso, mas não deixe de provar o sanduíche de cordeiro (foto). Peça ajuda ao garçom para saber quais cervejas harmonizam melhor com o prato. Se você for ou estiver com alguém que seja o motorista da vez e não vá beber, saiba que o bar tem estacionamento próprio. Barbadinha.
Rua José do Patrocínio, 527
Fone (51) 3013-0158
DIRTY OLD MAN
Inspirado no escritor boêmio Charles Bukowski, o bar tem um clima de pub, escuro e apertado. O lugar é ideal para passar a noite bebericando e beslicando alguma coisa do cardápio com os amigos. O forte da casa são os drinks. Mas aqueles que preferem cerveja não vão ficar na mão. Quem quiser ir de bici, tem lugar para estacionar na calçada bem em frente. Se quiser sentar é bom chegar antes das 21h.
Rua Lima e Silva, 956 – Fone (51) 3085-8227
ESPAÇO 512
Um espaço multicultural onde se pode encontrar arte, música e gastronomia. Na fanpage do Facebook, é possivel acompanhar a programação de festas, exposições e shows da casa. O cardápio apresenta delícias bem brasileiras. Anote a nossa dica: o Top Top (dadinhos de tapioca com queijo colonial acompanhados de mel com pimenta) é uma delícia e fica melhor ainda com uma boa cerveja artesanal. Fique atento: neste domingo será possível ver a exposição fotográfica Cidade Baixa Todo o Tempo.
Rua João Alfredo, 512
Fone (51) 3212- 0229