Em uma viagem à Serra Gaúcha, lembrei de um restaurante tibetano que tem no caminho de Porto Alegre para Gramado. Estudei o caminho, conferi os horários e botei na listinha to go. Alerta para um detalhe: descobri que trocou de nome. Antes era Tashi Ling (post antigo aqui). Agora é Espaço Tibet. Não tem erro para achar. Na estrada tem sinalização e fica bem próximo à ela.
Ainda sem conhecer o lugar, o que me vinha na cabeça era algo zen. Apesar da fachada do restaurante não remeter ao que eu imaginava, tem que chegar lá para ver como tudo tem um estilo próprio.
Tem muitas estátuas de deuses, acredito que budistas, pelos jardins da casa.
Tudo bem colorido e alegre.
Mesas nos jardins para quem quiser curtir o astral da rua. Neste dia não rolou porque o sol estava forte demais. Não ficaria confortável para almoçar.
Na parte interna da casa segue a vibe com música e decoração que mostram a tradição tibetana.
Agora a parte boa dessa história. Ufa, comida! A garçonete nos informou que o conjunto de uma entrada, uma salada e um prato principal compõem uma refeição ideal para duas pessoas. Seguimos a dica. Nossa mesa estava assim na hora dessa comilança linda.
De entrada nossa escolha foi o Motup: trouxinhas tibetanas cozidas no vapor, salteadas na manteiga ao molho vermelho com castanhas de caju e especiarias tibetanas. Sabores: Sha (carne), alu (batata), nhotsé (legumes). Uma delícia. A trouxinha de legumes foi eleita a melhor.
Eu fiquei um pouco decepcionada com as opções de saladas, todas muito triviais. Mas tava bem boa a opção que escolhemos: rúcula com tomates secos e queijo de búfala.
O prato principal estava divino. Pedimos o Racha, um prato bem típico. É pernil de cordeiro ao molho de cravo ou anis. Como anis é uma das poucas coisas que não gosto nessa vida "comidística", pedimos ao molho de cravo. Que molho minha gente! Que carne! Dica: não fique com medo do molho de cravo. Não é forte e o que mais tá presente do cravo é o aroma. Uma delícia.
Os acompanhamentos do pernil: arroz branco flambado na manteiga com castanhas de caju picadas e gergelim preto, batatas cozidas e seladas na manteiga com ervas finas e cenoura caramelada.
Dá uma olhada na foto abaixo como ficou meu prato. A combinação dos acompanhamentos com o pernil foi ótima. Achei tudo delicioso.
O ponto negativo dessa experiência foi ter mais uns 100km pela frente até chegar em casa. Sem arrependimentos, só alegrias, pagamos R$ 151,36 para duas pessoas com muita fome (salada + entrada + prato principal + água + café).
Espaço Tibet
Rua Alagoas, 361 - Bairro Águas Brancas
Três Coroas/RS
Fone: (51) 3546-5763
Aceita cartões Visa e Master
www.espacotibet.com.br
* Conteúdo produzido por Rafaela Enes