O Cabernet Butiquim é um bar que ganhou meu coração e já é sucesso absoluto na cidade. Desde que abriu, em março de 2015, está sempre cheio de gente em qualquer dia da semana. O segredo desse bar de vinhos com alma de boteco é, sem dúvida, uma aposta na descontração. Sem cair naquela história de bar de vinhos formal, com clima de romance e cheio de glamour. O Cabernet é democrático e dá lugar pra todo mundo.
O bar, localizado em um quarteirão residencial na região da Savassi, ocupa uma pequena loja comercial e possui ambiente super descontraído que se expande para as mesas de madeira espalhadas na calçada – pra mim, um grande diferencial já que beber na calçada é uma tradição dos bares de Belo Horizonte. Uma coisa que chama a atenção no Cabernet Butiquim é a maravilhosa carta de vinhos, drinks e cervejas especiais casadas a um delicioso cardápio de petiscos e comidinhas preparadas no maior capricho. Sim, é isso mesmo: vinho + petisco! No Cabernet Butiquim pode tudo.
Pra começar, pedimos um vinho branco chileno geladíssimo e acompanhado de um balde de gelo já que o calor estava de matar. A carta de vinhos, selecionada a dedo pelo Pablo Teixeira – um dos proprietários do bar e também é consultor de vinhos, sofre sempre alterações de maneira a manter essa lógica do beber vinho de qualidade com bons preços. Isso mesmo, no Cabernet Butiquim é possível tomar um bom vinho a partir de R$42 (a garrafa) e há sempre uma seleção especial da semana exposta na lousa logo na entrada do bar e com uma ótima relação custo/benefício. Uma glória em tempos de altos preços nos bares e restaurantes da cidade.
Se vocês acham que a gente ia ficar só na bebidinha estão enganados, a aventura gastronômica está apenas no ínicio. Pra começar pedimos uma porção de linguiça artesanal com cebola roxa servida na panela de ferro e acompanhada por uma farofinha de limão que é o céu na terra. Super leve e perfumada a farofa casa perfeitamente com linguiça que é mais forte. Nós quase pedimos uma porção de farofa extra porque estava realmente incrível.
Em seguida pedimos uma porção de bolinho de abóbora com carne seca. As bolinhas eram praticamente pura carne, mas nada seco já que a abóbora aparece bem de leve. A porção vem acompanhada de um molho de pimenta bem picante e que não é pra principiantes.
Além dos petiscos quentes, há uma opção farta de petiscos no balcão como, por exemplo, as conservas marinadas, salames, embutidos e queijos. Observamos que muita gente pedia a Burrata com tomates confitados e pesto, mas resolvemos deixar pra outro dia (oba!).
Resolvemos seguir as sugestões do dia expostas na lousa e pedir o Ceviche com chips de batata doce. Embora não seja uma porção tão generosa como as outras coisas que havíamos pedido antes, estava delicioso a começar pela a batata doce frita na hora que faz toda a diferença.
O cardápio de sobremesas tem apenas duas opções e, dessa forma, nós pudemos provar tudo. Começamos pedindo um parfait da casa. Gelado de chocolate ao leite com café e outro de chocolate branco com laranja, ambos servidos com uma calda de vinho. Eu normalmente não gosto de nada feito com chocolate branco, mas a combinação doce com cítrico me surpreendeu muito.
Pra encerrar, pedimos o fabuloso brownie com creme inglês (ótimo e nada doce) acompanhado de compota de frutas vermelhas. Eu só queria agradecer o Pedro, meu amigo, que teve a maravilhosa ideia de pedir essa segunda sobremesa. Divino e maravilhoso!
No fim da noite, nós já estávamos conversando com o pessoal da mesa ao lado e trocando ideias. O Pablo, que sempre está no bar e de olho a tudo que acontece, apareceu pra conversar com a gente e aproveitou pra avisar que aos sábados o Cabernet Butiquim prepara um excelente filé a pamegiana. Ou seja, já tenho motivo pra voltar lá bem em breve. Se é que a gente precisa de motivo pra comer e beber bem, não é mesmo? Toda essa delícia de noite ficou em cerca de R$80 reais por pessoa com bebidas e 10% inclusos. Só posso dizer: Até BEM breve!
destemperados
Cabernet Butiquim: Bar de vinhos com alma de boteco
Destemperados
GZH faz parte do The Trust Project